Ganhou muda frutífera? Saiba como criar um pomar em poucos metros e até em vasos
Para celebrar o Dia da Árvore, prefeitura entrega mudas frutíferas e incentiva cultivo em casa
Cultivar um pomar não é privilégio de quem possui grandes quintais. Em Campo Grande, moradores mostram que, mesmo em varandas, calçadas ou dentro de casa, é possível colher frutas fresquinhas e transformar pequenos espaços em cantinhos cheios de sabor.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em Campo Grande, moradores transformam pequenos espaços em pomares urbanos, cultivando diversas espécies frutíferas em vasos e áreas limitadas. O engenheiro agrônomo Denilson Guilherme e Rita de Cássia Senna Nunes são exemplos de pessoas que mantêm pomares compactos em suas residências. A Prefeitura de Campo Grande celebra o Dia da Árvore com distribuição gratuita de mudas frutíferas, incluindo acerola, amora e jabuticaba. A iniciativa visa ampliar a arborização urbana e fornecer alimentos para a população e aves, com orientações técnicas para o cultivo adequado das espécies.
O engenheiro agrônomo Denilson Guilherme, doutor em Produção Vegetal e Fruticultura, guarda lembranças da infância no interior de Minas Gerais, quando a avó descascava laranjas depois do almoço. O hábito inspirou sua carreira na área e, hoje, ele mantém um pomar em vasos, na própria casa, na Capital. Nos suportes, crescem araçá, kinkan, amora, cajá-manga, jabuticaba e pitanga, todos produzindo frutos.

- Leia Também
- Comércio ilegal de mudas e árvores cítricas pode gerar multa de até R$ 105 mil
- População não tem ideia sobre o que fazer com a murta, arbusto proibido por lei
“Hoje, cultivo por saúde e também para incentivar minha filha a comer frutas”, conta o professor universitário.
Quem também encontrou nessa prática uma forma de ter frutas sempre à mão é Rita de Cássia Senna Nunes. Apaixonada por plantas, ela mora em uma casa totalmente calçada, onde divide o espaço com três gatos e seis cachorros. Sem área para canteiros, compra vasos em floriculturas, escolhe as mudas e pede que sejam plantadas diretamente neles.
No “pomar compacto”, Rita cultiva limão-taiti, pera, figo, jabuticaba e pitanga. Ela afirma que cuida de tudo: aduba, faz podas e até contrata um jardineiro para prevenir pragas como cochonilhas e pulgões.
Distribuição de mudas - Para celebrar o Dia da Árvore, em 21 de setembro, a Prefeitura de Campo Grande está distribuindo mudas frutíferas neste sábado. Em sistema drive-thru, no cruzamento da Rua Arthur Jorge com a Rua Barão do Rio Branco, pessoas, a pé ou de carro, recebem exemplares de acerola, amora, araçá, goiaba, jabuticaba, nêspera, pitanga e romã.

A gerente de Arborização da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), Dayane Zaneti, afirma que as mudas escolhidas são de árvores de pequeno porte e compatíveis com qualquer tamanho de quintal.
Segundo ela, a ação busca ampliar a arborização da cidade e oferecer alimento tanto para a população quanto para as aves. Quem recebe as mudas também ganha um manual com orientações sobre cultivo.
“As árvores são fáceis de manter e as mudas têm entre 50 e 80 centímetros. O principal cuidado é regar duas vezes ao dia”, explica a gerente de Arborização.

Entre os que passaram pelo local de distribuição de mudas neste sábado, em celebração ao Dia da Árvore, estavam Lucas Villalba, 19 anos, soldado do Exército, e mais três colegas de 19, 20 e 21 anos. Eles planejam plantar as mudas dentro do quartel, que atualmente só possui árvores de manga e carambola. “Adoro plantas, então gostei da ideia de diversificar as frutas. A missão foi uma iniciativa do próprio Exército”, contou Lucas.

Edson Pereira dos Santos, 60 anos, morador do Coophatrabalho, também marcou presença. Apaixonado por natureza, ele já cultiva jabuticaba, pitanga e outras árvores frutíferas em seu quintal e cria abelhas, após recentemente fazer um curso de apiário.
“Tem que preservar a natureza. O dia que o ser humano aprender a conviver com a natureza, nosso planeta melhora bastante”, disse. Edson lembra que começou a plantar ainda criança, hábito da família: “Eu tenho a seguinte opinião: é fruta? É comestível? Serve pros bichos? Então planta que não tem problema".
Outro participante foi Luiz Henrique, 32 anos, que veio de moto para pegar mudas para a tia, que mora em Aquidauana e acabou escolhendo jabuticaba, acerola e araçá para levar para o plantio.
“Campo Grande tem essa ação mais sustentável, né? A gente está acostumado a estar no meio da natureza, faz parte do nosso dia a dia. Quando a gente está fora da cidade, sente falta da natureza. Isso aqui pra mim é parte do campo-grandense”, afirmou.
A ação, realizada na região central da cidade, no Paço Municipal, é gratuita e voltada exclusivamente para o plantio em áreas urbanas. Entre as espécies disponíveis estão acerola, amora, araçá, goiaba, jabuticaba, nêspera, pitanga e romã, permitindo que moradores iniciem ou ampliem seus pomares em qualquer espaço da cidade. A expectativa é de distribuir vai distribuir até 15 mil mudas de árvores frutíferas durante toda a manhã deste sábado.
Além da distribuição neste sábado, o viveiro Flora do Cerrado também oferecerá mudas em outros dias da semana, seguindo regras específicas . Os interessados devem se dirigir à Rua Mal. Cândido Mariano Rondon, 2.655 – Centro, apresentando documento pessoal com foto e comprovante de residência.
No local, será necessário preencher uma solicitação indicando obstáculos existentes na calçada, o local exato do plantio, a largura da calçada ou tamanho do terreno e se a área fica do lado da rede elétrica ou do lado oposto para que o viveiro oriente sobre as espécies mais adequadas para cada espaço, garantindo o sucesso do plantio.
Dicas de cultivo - De acordo com o professor Denilson Guilherme, quem pretende plantar no quintal deve manter distância de três metros entre uma árvore e outra. O manejo é simples: regar, adubar e garantir luz solar. Já para vasos dentro de casa, é importante movê-los para locais onde recebam sol.
Confira as características das árvores frutíferas mais recomendadas para o plantio urbano e o método de cultivo adequado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: