Fogo atinge a Baía Negra e já consumiu quase 2 mil hectares no Pantanal
Prevfogo, Marinha e brigadistas voluntários atuam para conter as chamas
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um incêndio que começou no dia 11 de novembro atinge a Área de Proteção Ambiental Baía Negra, em Ladário, Mato Grosso do Sul, já tendo consumido 1.920 hectares do Pantanal. Brigadistas comunitários, equipes do Prevfogo/Ibama e da Marinha do Brasil trabalham de forma integrada no combate às chamas. Este é o segundo incêndio significativo na região, sendo que desde 27 de setembro outro foco na Serra do Amolar, em Corumbá, já destruiu 30 mil hectares. A APA Baía Negra, criada em 2010, é uma das primeiras unidades de conservação municipais do Pantanal e abriga comunidades ribeirinhas tradicionais.
Brigadistas combatem o fogo que atinge a APA (Área de Proteção Ambiental) Baía Negra, em Ladário, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. As chamas começaram no sábado (11) passado e já consumiram cerca de 1.920 hectares, conforme informações da ECOA (Ecologia e Ação).
O combate envolve 13 brigadistas do Prevfogo, 8 da Brigada Pronto Emprego Pantanal, 5 da Taunay Ipegue, além da brigada comunitária da própria APA Baía Negra. As equipes contam com o apoio de um caminhão ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal), três viaturas e um helicóptero. Também participam da operação o Corpo de Bombeiros Militar e a Marinha do Brasil, que atuam de forma integrada para conter o avanço do incêndio.
Até o momento, as áreas em processo de restauração dentro da unidade de conservação não foram atingidas, mas as equipes concentram esforços justamente para protegê-las.
Prevenção - Os voluntários iniciaram, em agosto, os preparativos para o enfrentamento aos incêndios florestais, comuns nesta época do ano. Como medida preventiva, foram utilizados maquinário para a abertura de aceiros.
Criada em 2010, a APA Baía Negra é uma das primeiras unidades de conservação municipais do Pantanal e abriga comunidades tradicionais ribeirinhas que vivem da pesca e de atividades agroextrativistas.
Amolar - Este é o segundo incêndio que tem consumido o Pantanal. Desde 27 de setembro, brigadistas trabalham para conter o fogo que avança pela Serra do Amolar, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. A área de difícil acesso já teve 30 mil hectares de vegetação consumidos pelo fogo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.