ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Instituto prevê calor intenso para todo o MS até sábado

Algumas regiões podem esperar temperaturas mais de 5 °C acima do normal nos próximos dias

Por Gustavo Bonotto | 01/05/2024 19:18
Sol nascendo e céu limpo na Avenida Senador Mendes Canale, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Sol nascendo e céu limpo na Avenida Senador Mendes Canale, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, na tarde desta quarta-feira (1º), novo alerta de calor intenso para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso, de classificação vermelha e de perigo potencial, tem validade até o fim da tarde de sábado (4).

Desde o último dia 27, o estado enfrenta uma onda de calor fora do comum para o período com temperaturas típicas de verão. As previsões indicam aumento de 5ºC acima da média estabelecida em anos anteriores. Ainda de acordo com a meteorologia, a condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas acima da média ocorrem devido a atuação de uma alta pressão atmosférica em vários níveis da atmosfera.

Este sistema meteorológico atua como um bloqueio, inibindo a formação de nuvens e chuvas em grande escala. Aliado a este sistema, os ventos intensificam o ar quente e seco sobre o estado.

O calor acima da média e a presença do ar seco trazem impactos na vida da população e algumas recomendações são essenciais, como beber bastante líquido, umidificar os ambientes e, quando possível, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Alerta vermelho de calor intenso é registrado pela previsão do Inmet. (Foto: Reprodução)
Alerta vermelho de calor intenso é registrado pela previsão do Inmet. (Foto: Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias