ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul tem risco de mais tempestades de hoje até sábado

Aumento da instabilidade atmosférica traz a possibilidade de chuvas intensas e temporais

Por Gabriel Neris | 12/11/2025 06:12
Mato Grosso do Sul tem risco de mais tempestades de hoje até sábado
Céu com poucas nuvens, mas cenário pode mudar (Foto: Marcos Maluf)

A previsão do tempo para quarta (12) e quinta-feira aponta mudanças significativas nas condições atmosféricas em Mato Grosso do Sul. O dia começa com tempo firme, com sol predominando pela manhã e aumento gradual da nebulosidade. No entanto, a partir de quinta-feira, a situação muda, com a previsão de tempo mais fechado e maior presença de nuvens em grande parte do Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul enfrenta risco de tempestades intensas até sábado, com previsão de chuvas superiores a 30-40 mm em 24 horas. O fenômeno é causado por áreas de baixa pressão atmosférica, cavados e uma frente fria oceânica.As temperaturas variam entre 20°C e 35°C nas diferentes regiões do estado, com ventos de 40-60 km/h, podendo ultrapassar essa velocidade. Há possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima.

O aumento da instabilidade atmosférica traz o risco de chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e até mesmo a possibilidade de queda de granizo. De acordo com os modelos meteorológicos, a previsão é de acumulados significativos de precipitação, com volumes superiores a 30 a 40 mm nas próximas 24 horas, podendo ser ainda mais elevados em áreas específicas.

Esse cenário está relacionado à formação e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e à passagem de cavados, além do transporte de calor e umidade. A presença de uma frente fria oceânica também contribui para a intensificação das instabilidades sobre o Estado.

Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 21°C e 24°C, com máximas variando de 28°C a 33°C.

A instabilidade deve persistir até sábado, com risco contínuo de temporais em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. Em relação às temperaturas, as mínimas previstas variam entre 20°C e 24°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, com máximas entre 23°C e 33°C. Já nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas ficam entre 23°C e 27°C, com máximas que variam de 27°C a 33°C. Nas áreas do bolsão, leste e norte, as mínimas devem ficar entre 21°C e 24°C, enquanto as máximas podem alcançar de 27°C a 35°C.

Os ventos devem atuar predominantemente entre o leste e norte, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 60 km/h.

Diante das condições previstas, os moradores de Mato Grosso do Sul devem se preparar para o aumento da instabilidade, com possibilidade de chuvas fortes e tempestades. A atenção especial deve ser voltada à segurança, já que as tempestades podem causar alagamentos e danos. As informações constam no boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).