ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Moradora do Bioparque, Capitu toma água para aliviar calor

Quem quiser visitar a cobra e os outros moradores do parque podem aproveitar o fim de semana de Carnaval

Por Viviane Oliveira | 24/02/2025 11:29


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A píton albina Capitu, de 2,5 metros, foi flagrada tomando água no Bioparque Pantanal para se refrescar do calor. Resgatada de um circo em Amambai, onde era atração, ela vive no parque desde 2023 por ter perdido seus instintos selvagens. O Bioparque Pantanal estará aberto durante o Carnaval, exceto nos dias 2 e 3 de março. A entrada é gratuita, e o agendamento pode ser feito online. Capitu, originária da Ásia, pode atingir até oito metros e pesar 100 kg.

Em dia de calorão, a píton albina Capitu de 2,5 metros de comprimento, moradora do Bioparque Pantanal, foi flagrada na última sexta-feira (21) tomando água. Ela é um das atrações do aquário que vai abrir normalmente na semana do Carnaval.

Quem quiser visitar a cobra e os outros 400 moradores do Bioparque podem aproveitar o fim de semana de Carnaval, nos dias 1º, 4 e 5 de março, das 8h30 às 14h30, com última entrada permitida até as 13h30. Nos dias 2 e 3 de março, o parque ficará fechado para manutenção interna. A entrada é gratuita e pode ser agendada aqui.

A Capitu, foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em um circo no município de Amambai, onde foi usada como atração circense até 2023. Ela foi encaminhada ao parque por ter passado por processo de “domesticação” e ter perdido os estímulos selvagens que lhe garantiriam a defesa na natureza.

Moradora do Bioparque, Capitu toma água para aliviar calor
Capitu mostrando a sua beleza (Foto: reprodução / vídeo)

Para abrigá-la, o recinto foi projetado de acordo com as normas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis) incluindo substrato adequado, plantas, toca, aquecedor, umidificador, pedra aquecida, lâmpadas UVA e UVB e uma área úmida que simula o ambiente natural da espécie.

Considerada uma das maiores espécies de serpentes do mundo, pode atingir até oito metros de comprimento e pesar 100 kg na fase adulta. A espécie é originária do continente asiático e é considerada exótica no Brasil, ou seja, não pertence à fauna local.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias