ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

No lançamento de operação em MS, Ibama entrega Samu para animais silvestres

Além de "viatura", também será apresentado protocolo de atendimento veterinário a queimados

Por Silvia Frias | 15/10/2025 11:05
No lançamento de operação em MS, Ibama entrega Samu para animais silvestres
SamuVet entregue em Mato Grosso que também terá uma unidade em MS (Foto/Divulgação)

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) entrega amanhã a primeira unidade móvel do Samu Veterinário em Mato Grosso do Sul. O equipamento foi projetado para o atendimento emergencial de animais silvestres, e a compra havia sido prevista em janeiro, com parte dos R$ 827,3 mil pagos em multa por uma empresa de mineração.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ibama entregará a primeira unidade móvel do Samu Veterinário em Mato Grosso do Sul, equipamento destinado ao atendimento emergencial de animais silvestres. A aquisição foi possível graças à conversão de uma multa ambiental de R$ 827,3 mil, paga pela Vetorial Mineração S.A. O trailer, equipado com sistemas de energia renovável e estrutura para primeiros socorros, integrará a Operação Arca de Noé. A unidade móvel atenderá ocorrências envolvendo fauna silvestre, como incêndios e atropelamentos, contando com suporte veterinário especializado e seguindo o novo Protocolo de Animais Queimados.

Em janeiro, foi publicado o acordo firmado entre o Ibama e a Vetorial Mineração S.A., que converteu a multa ambiental em investimento para a compra de dois hospitais veterinários sobre rodas. A penalidade havia sido aplicada em 2019 por infrações relacionadas à supressão de vegetação sem medidas compensatórias para a fauna.

Os trailers serão usados no Pantanal de Mato Grosso do Sul e em regiões de Mato Grosso. As unidades contam com sistemas de energia renovável, reservatórios de água, geradores e espaço para primeiros socorros e estabilização de animais feridos. O projeto inclui ainda dois tanques de combustível. O atendimento contará com suporte de médico-veterinário.

Em Mato Grosso do Sul, a estrutura fará parte das ações da Operação Arca de Noé, que coordena resgates e manejo de fauna. O objetivo é agilizar o atendimento em situações de incêndios, atropelamentos e outros incidentes que envolvam animais silvestres. A entrega será feita com a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Na ocasião, também será apresentado o Protocolo de Animais Queimados, documento produzido no âmbito da DBFlo (Diretoria de Biodiversidade e Florestas), que estabelece procedimentos específicos de atendimento a espécimes vítimas de incêndios florestais.

O Ibama também começou a distribuir kits veterinários básicos de manejo e resgate de fauna. Os primeiros foram entregues à equipe de fauna da superintendência em Mato Grosso do Sul. O planejamento inclui ainda os brigadistas do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), que serão treinados para utilizar os kits no atendimento à fauna afetada pelos incêndios. Os combatentes do Prevfogo em Mato Grosso do Sul já foram capacitados para realizar primeiros socorros em animais silvestres.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.