ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

"Nuvens de fogo" surpreendem Cassilândia durante alerta de tempestade

Município está sob alerta laranja para este final de semana, de acordo com o Inmet

Por Clara Farias | 08/11/2025 11:01

A nuvem de poeira que havia sido vista em Chapadão do Sul na quarta-feira (5) voltou a aparecer, agora em Cassilândia, a cerca de 430 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (7). O vídeo foi publicado nas redes sociais e mostra o céu avermelhado, com nuvens densas e escuras, acompanhadas de ventos fortes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma impressionante nuvem de poeira foi avistada em Cassilândia, Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (7), dois dias após ser registrada em Chapadão do Sul. O fenômeno, que apresentou coloração avermelhada devido ao reflexo solar no fim da tarde, foi acompanhado por ventos fortes. A região norte do estado está sob alerta laranja de tempestade, com previsão de ventos intensos, granizo e chuvas de até 100 milímetros por dia. O aviso meteorológico abrange 17 municípios, incluindo Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá e Três Lagoas.

O registro feito em Cassilândia,  a 102 quilômetros de Chapadão do Sul, chamou a atenção dos moradores, pois parecia haver fogo no interior do amontoado de nuvens. A situação ocorre porque o fenômeno aconteceu no final da tarde e o reflexo solar contribuiu para a coloração avermelhada.

Durante a semana, o fenômeno também foi flagrado pelo agrônomo Marco Aurélio Castro na região dos Chapadões. “Estive frente a frente com esta formação belíssima e tive que filmar”, relatou.

Os municípios da região norte de Mato Grosso do Sul estão sob alerta laranja de tempestade, com previsão de ventos intensos, queda de granizo e chuva de até 100 milímetros por dia. Estão sob alerta as cidades onde o fenômeno foi registrado, como Chapadão do Sul e Cassilândia.

Outros 15 municípios também estão em alerta, são eles: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

O ciclone extratropical que vinha em direção a Mato Grosso do Sul perdeu a força na manhã deste sábado (8). Segundo o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Danilo Siden, a parte mais crítica passou na região Sul do Estado, com ventos de 60 km/h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.