Olha o peixinho: onça Gatuna é flagrada pescando em açude
Registro foi feito por biólogo e guia do Onçafari, Rafael del Prete, na tarde dessa quarta-feira
Onça-pintada "Gatuna" foi flagrada pescando um peixinho e encantou os biólogos do Onçafari. O registro feito pelo guia Rafael Del Prete, na tarde de quarta-feira (24), mostra o momento em que a onça enfia a cabeça na água para pegar o peixe, não consegue e precisa se sujar completamente para abocanhar o animal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um biólogo do Onçafari registrou a onça-pintada "Gatuna" enquanto ela pescava em um açude na fazenda Caiman, no Pantanal. O vídeo, gravado por Rafael Del Prete, mostra Gatuna se esforçando para capturar peixes, conseguindo pegar quatro durante a observação. Com 14 anos, a onça é monitorada desde 2017 e demonstrou conforto em caçar perto dos guias. O registro destaca momentos únicos da vida selvagem, incluindo outro vídeo de um filhote de onça, "Dakari", brincando com uma presa, o que encantou os observadores.
A filmagem foi feita na fazenda Caiman, em Miranda, a cerca de 208 quilômetros de Campo Grande. Na publicação, Rafael, de 23 anos, conta que nunca tinha visto uma onça pescando. "Saímos em busca de algumas onças e encontramos a Gatuna perto de um açude comendo peixe", descreveu o biólogo.
Em poucos minutos que os guias estavam próximos observando, Gatuna resolveu ir em direção à água, e passou a caçar a cerca de dois metros do carro. Ao todo, foram quatro peixes conquistados pela onça. "Um dia que entrará para história", finalizou Rafael.
Conforme o Onçafari, Gatuna tem aproximadamente 14 anos de idade, e é monitorada desde 2017. Desde o primeiro avistamento, a onça se mostra tranquila em frente aos veículos do projeto, e por isso pode ter se sentido à vontade para caçar tão próximo dos guias.
No dia 11 deste mês, Rafael fez outro registro encantador do mundo animal. No vídeo feito pelo biólogo mostrava "Dakari", a oncinha de apenas três meses, devorando um tatu-peba no Pantanal. Durante o passeio, a turma pôde ver Surya, a mãe do filhote, próxima a uma carcaça do tatu-peba e depois o filhote apareceu para brincar com a presa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.