ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Onça-pintada captura jacaré e depois brinca com a caça

Em novo registro, Araçy foi flagrada em momento particular com a caça

Por Jéssica Fernandes | 23/01/2025 12:10


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Recentemente, a onça-pintada Araçy foi flagrada brincando com um jacaré que havia capturado no Pantanal sul-mato-grossense. O biólogo Rafael Del Prete compartilhou o vídeo, que rapidamente ganhou popularidade nas redes sociais. Araçy, nascida em 2020, é um exemplo de resiliência da espécie, sendo filha da onça Isa, que foi reabilitada e reintroduzida na natureza. A filmagem mostra Araçy interagindo com o jacaré, enquanto outro registro recente a mostra se refrescando em um rio com seu filhote Tereno, destacando a afinidade das onças com a água.

Rolando pra lá e pra cá nas terras do Pantanal sul-mato-grossense, a onça-pintada Araçy foi registrada “brincando” com um jacaré que caçou. Compartilhado na quarta-feira (22), o registro feito pelo biólogo Rafael Del Prete mostra o momento particular da onça e sua caça.

“Quando eu era criança, minha mãe me ensinou que não era para brincar com comida, mas acho que a mãe da Aracy não ensinou isso a ela”, escreveu o biólogo na postagem que já ultrapassou as mil curtidas no Instagram.

O vídeo onde ela aparece com o jacaré é bem curto, mas a imagem aproximada mostra esse momento particular após conseguir capturar o outro animal. Na filmagem, ela é vista rolando, dando algumas mordidas e lambendo a carne do jacaré.

Essa não é a primeira vez que a onça-pintada vira reportagem. Ela e o filho Tereno também foram flagrados na semana passada pelo fotógrafo do Instituto Onçafari, Lucas Morgado. Mãe e filho estavam se refrescando em um rio. “Mais uma prova de que de que onças são os felinos que mais amam água no mundo”, comentou o fotógrafo em sua rede social.

Exemplo de resiliência da espécie, Aracy nasceu em 2020, na segunda ninhada da onça-pintada Isa, monitorada pela Associação Onçafari. A matriarca foi resgatada com dois meses, em 2015, e passou por um trabalho de reabilitação, se tornando o primeiro caso de reintrodução de uma onça-pintada na vida selvagem com sucesso registrado no mundo e que agora está dando mais frutos com novas gerações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias