Para avançar na agenda climática e mercado de carbono MS faz parceria
Medida visa implantar agenda climática junto aos 79 municípios do Estado
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) firmou um acordo de cooperação com o Centro Brasileiro de Assistência aos Estados e Municípios (Cebram), com o objetivo de promover a cooperação técnica para o desenvolvimento de políticas e ações voltadas à agenda climática e à criação de um mercado de carbono estadual.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A SEMADESC de Mato Grosso do Sul firmou acordo de cooperação com o CEBRAM para desenvolver políticas e ações voltadas à agenda climática e à criação de um mercado de carbono estadual. A parceria, justificada pela expertise do CEBRAM em ações ambientais municipais, prevê suporte técnico para prospecção de investimentos (públicos, privados e internacionais), criação de um mercado estadual de ativos ambientais e créditos de carbono, e capacitação dos municípios para o enfrentamento das mudanças climáticas.
A decisão de celebrar o acordo sem a necessidade de chamamento público foi justificada pela singularidade da parceria com o Cebram uma organização com expertise reconhecida na implementação de ações ambientais em nível municipal, com destaque para sua atuação junto à Frente Nacional dos Prefeitos.
De acordo com o secretário em exercício da Semadesc, Artur Falcette, a entidade possui um papel crucial na disseminação da agenda climática junto aos 79 municípios do estado.
"Este acordo visa fortalecer nossa atuação em relação à agenda climática e à estruturação do mercado de carbono em Mato Grosso do Sul. O Cebram tem um histórico de colaboração com os municípios, e sua atuação técnica será fundamental para a execução de atividades que envolvem a modelagem do sistema estadual de incentivo aos serviços ambientais e a criação de parcerias público-privadas para atrair investimentos", declarou.
O acordo de cooperação busca estabelecer um suporte técnico para o desenvolvimento de ações voltadas à prospecção de investimentos, que podem incluir recursos públicos, privados e internacionais, além de criar um mercado estadual de ativos ambientais e créditos de carbono.
A parceria também tem como objetivo a capacitação e o fornecimento de consultorias especializadas para fortalecer a atuação dos municípios nas questões ambientais e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.