ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Reabilitada após incêndios, anta Valente volta a viver no Pantanal

Valente ganhou brincos de rastreamento para que seja monitorado em seu habitat natural, em Miranda

Por Clara Farias | 05/05/2025 15:15
Reabilitada após incêndios, anta Valente volta a viver no Pantanal
Valente solto no Pantanal de Miranda (Foto: Carolina Prange/Onçafari)

A anta Valente, sobrevivente dos incêndios que atingiram o Pantanal em 2024, foi solta em Miranda, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande. A reintrodução ocorreu ao final do mês de abril, mas só foi divulgado nesta segunda-feira (5). Valente passou por oito meses de tratamento na base Caiman Pantanal.

O animal tem mais de um ano de idade, foi resgatado bastante debilitado e com graves queimaduras nas quatro patas. "Foram cerca de cinco meses de tratamento médico intensivo. Utilizamos pomadas cicatrizantes, ozonioterapia, laserterapia e pele de tilápia", contou o veterinário da ONG (Organização Não Governamental) Onçafari, Ricardo Arrais.

Após os meses mais intensos, Valente foi transferido para uma área de reabilitação, onde tinha acesso à vegetação nativa do Pantanal e a um grande açude para banho. Na reabilitação, a anta estava sendo monitorada por armadilhas fotográficas, e mostrou evolução no estado de saúde.

No local, o animal ganhou peso, praticou caminhadas, nado e teve uma rotina intensa de exercícios, afirmou a ONG. Em março deste ano, o Campo Grande News noticiou Valente dando seus "passos firmes" em seu recinto.

Após a reabilitação, Valente ganhou brincos de rastreamento para que seja monitorado em seu habitat natural, e em 25 de abril foi reintroduzido na natureza.

"Quando avaliamos que ele estava em forma e apto a se alimentar por conta própria, fugir de predadores ou embate com outras antas, soltamos ele definitivamente na mesma região em que foi resgatado. Agora, seguimos com acompanhamento posterior para entender como está o dia a dia dele, que segue saudável e bastante explorador", finalizou Ricardo.

Reabilitada após incêndios, anta Valente volta a viver no Pantanal
Equipe do Onçafari resgatou valente com queimaduras nas quatro patas. (Foto: Lilian Rampim)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias