ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Sob aviso de tempestade, Campo Grande já tem chuva nesta manhã

Céu escuro desta manhã deve predominar durante toda a quinta-feira

Por Gabriel Neris | 07/11/2024 06:37
Chuva na Avenida Ministro João Arinos, leste da Capital (Foto: Marcos Maluf)
Chuva na Avenida Ministro João Arinos, leste da Capital (Foto: Marcos Maluf)

A chuva prevista para esta quinta-feira (7) já apareceu em alguns bairros de Campo Grande. As pancadas de chuva ocorrem nas regiões dos bairros Jardim dos Estados, Cidade Jardim, Chácara Cachoeira, Vivendas do Bosque e também no Centro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande e alguns municípios do interior do Mato Grosso do Sul já sentem os efeitos da chuva prevista para esta quinta-feira. As pancadas de chuva, que se intensificaram nas regiões dos bairros Jardim dos Estados, Cidade Jardim, Chácara Cachoeira e Vivendas do Bosque na capital, são resultado da formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), sistema que deve permanecer ativo até o fim de semana e provocar chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km por hora. A previsão é de que a chuva continue até a noite de sexta-feira, com aberturas de sol à tarde.

A capital está sob alerta de chuva intensa à tempestade, acompanhada de rajadas de vento de até 100 km por hora. A cidade já amanheceu com céu nublado e o Climatempo estima volume de até 21,2 milímetros para esta quinta-feira.

Para sexta-feira, não deve ter trégua. A meteorologia indica que amanhã ainda deve ser de chuva, aberturas de sol à tarde com pancadas de chuva que vão até à noite.

Pedestre tenta se proteger da chuva na região central (Foto: Marcos Maluf)
Pedestre tenta se proteger da chuva na região central (Foto: Marcos Maluf)

A chuva apareceu em alguns municípios do interior durante esta madrugada. Há registro de precipitação em Maracaju, Três Lagoas, Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta para formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que deve durar até o fim de semana. A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do País entre a primavera e o verão.

A ZCAS é definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da região amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do Brasil. O sistema é resultado dos ventos em altos e baixos níveis com a formação de uma frente fria e ocorre quando há persistência desse canal de umidade por pelo menos quatro dias consecutivos.

Rua Ceará com bastante água com alguns minutos de chuva (Foto: Antonio Bispo)
Rua Ceará com bastante água com alguns minutos de chuva (Foto: Antonio Bispo)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias