ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Tamanduá órfã dos incêndios no Pantanal reaparece com filhote

Cecília, resgatada em 2021, retornou à natureza e mostra resiliência da espécie

Por Gustavo Bonotto | 02/09/2025 22:52

A tamanduá-bandeira Cecília reapareceu, na tarde desta terça-feira (2), com um filhote nas costas, mostrando a continuidade da vida após ter sido resgatada ainda filhote em 2021, quando perdeu a mãe nos incêndios que devastaram o Pantanal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cecília, a tamanduá-bandeira resgatada dos incêndios no Pantanal em 2021, reapareceu com um filhote. O registro simboliza a recuperação da espécie e o sucesso do Projeto Órfãos do Pantanal, responsável por sua reabilitação e retorno à natureza em 2023.O projeto, uma parceria entre o Instituto Tamanduá e o CRAS, já reintroduziu quatro tamanduás-bandeira, monitorados por telemetria. Cecília, vencedora do Prêmio Personalidade Silvestre Única de 2022, teve seu filhote monitorado para garantir sua adaptação e sobrevivência. Atualmente, outros dez tamanduás permanecem em reabilitação no projeto.

O registro simboliza a recuperação da espécie e o sucesso do Projeto Órfãos do Pantanal, que cuidou de sua reabilitação e permitiu o retorno à natureza em 2023.

Cecília fez parte de um grupo de 54 tamanduás-bandeira socorridos durante os incêndios, quando muitos filhotes ficaram órfãos. O Instituto Tamanduá, em parceria com o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), criou o projeto para dar uma segunda chance a esses animais.

A base, localizada na Pousada Aguapé, em Aquidauana, mantém os animais em oito recintos de reabilitação e um de imersão, oferecendo cuidados que incluem alimentação adequada, acompanhamento veterinário e estímulos para adaptação ao habitat natural.

O projeto já reintroduziu quatro tamanduás-bandeira, que são monitorados diariamente por telemetria, garantindo que se adaptem com segurança à vida em liberdade.

Atualmente, oito jovens e dois adultos permanecem em reabilitação, e um animal está na fase pré-soltura, prestes a retornar à natureza. Cecília é acompanhada de perto pelo Instituto Tamanduá, que monitora o filhote nas primeiras semanas, período crítico para a adaptação e sobrevivência.

Além de ser mãe, Cecília foi premiada. Ela venceu, em 2022, o Prêmio Personalidade Silvestre Única, da ONG World Animal Protection. A premiação contou com mais de 9 mil votos e 6,5 mil curtidas no Instagram e foi disputada por outros quatro animais que vivem na Europa e na Ásia. Cecília conquistou o público com um vídeo em que aparece tomando banho em uma banheira improvisada, mostrando sua personalidade e carisma.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.