Tatu-canastra 45 kg é capturado próximo ao quartel da PMA em Coxim
Um tatu-canastra foi capturado na noite desta terça-feira (11) na avenida Getúlio Vargas, próximo ao quartel da Polícia Militar Ambiental, de Coxim, distante 260 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental) foram duas noites tentando capturar o animal. O tatu, ao notar a presença de pessoas, rapidamente se abrigava em um buraco de aproximadamente 50 centímetros.
A Polícia evitava realizar a captura neste momento para não causar estresse ao bicho. O animal adulto capturado mede 1,40 metros e pesa 45 quilos. Ele foi solto em uma propriedade rural nas proximidades do município.
Que bicho é - O tatu-canastra é o maior e mais raro da espécie. Pode medir mais 1 metro de comprimento, com mais de 50 cm de cauda e pesar até 60 kg.
As patas enormes possuem unhas possantes, sobretudo as anteriores. A central pode chegar a 20 centímetros. O bicho faz grandes buracos para se alojar.
Revolvendo o solo, consegue alimento entre insetos, larvas, vermes, aranhas e cobras. O tatu habita os campos e cerrados de todo o Planalto Central do Brasil e Floresta amazônica.