ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 22º

MiAuNews

Gatos feridos com chumbinho acendem alerta de violência contra pets na Capital

Eles foram tratados nos consultórios veterinários da Subea e da UFMS

Por Cassia Modena | 31/07/2025 12:11
Gatos feridos com chumbinho acendem alerta de violência contra pets na Capital
O gato João foi uma das vítimas de disparo (Foto: Divulgação/Subea)

Em menos de uma semana, dois gatos atingidos por disparo de chumbinho foram atendidos no consultório veterinário da Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal), da Prefeitura de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, dois gatos foram atingidos por disparos de chumbinho em menos de uma semana, gerando preocupação sobre violência contra animais. Os casos foram atendidos no consultório veterinário da Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea). A gata Feinha sofreu fratura lombossacral e precisará de cirurgia após ser atingida em casa. Já o gato comunitário João teve ferimento superficial e foi tratado com sucesso. A Subea alerta que maus-tratos contra animais é crime, com pena de até cinco anos de prisão, e orienta denúncias pelo canal 156.

Os casos acenderam um alerta para a violência contra pets na Capital. "Os tutores devem denunciar à polícia, não podemos tolerar atos de crueldade contra os animais. A população deve ajudar a identificar e punir os responsáveis", orienta a pasta.

As vítimas foram a fêmea Feinha e o macho João. A primeira chegou no consultório sem conseguir andar. Foi avaliada e encaminhada para tratamento na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que tem convênio com a prefeitura.

Gatos feridos com chumbinho acendem alerta de violência contra pets na Capital
Em vermelho, o chumbinho que atingiu João (Foto: Divulgação/Subea)

Maria Walney, a tutora da Feinha, conta que a gata caiu do telhado de sua casa. “Ela nunca sai da área de casa, sempre fica por aqui. Na hora que caiu, eu corri e vi que ela estava sem conseguir andar. É muito triste ver um animal sofrer desse jeito por maldade de alguém”, disse.

O disparo atingiu um nervo da pata e resultou numa fratura lombossacral. Feinha precisará de cirurgia para recuperar os movimentos.

O outro caso envolveu o gato comunitário João, cuidado por moradores. O projétil o atingiu superficialmente e foi removido sem complicações por veterinários da Subea. Maria Lúcia, que cuida do gato diariamente, se revoltou. “Ele é um gato de rua, mas sempre está aqui. Dou comida, água, trato dele como se fosse meu. Não entendo como alguém tem coragem de fazer uma coisa dessas”, disse.

Gatos feridos com chumbinho acendem alerta de violência contra pets na Capital
Raio-x do disparo que atingiu o gato João (Imagem: Divulgação/Subea)

Crime - Maus-tratos contra animais configuram crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena que pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa.

Denúncias podem ser feitas pela Central 156, canal oficial para relatar casos de abuso, abandono e violência animal.

A Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) também recebe denúncias pelos seguintes contatos:

- WhatsApp: (67) 99653-0934
- Ligação: (67) 3325-2567
- E-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.