ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 22º

Política

Após dois pedidos de vistas, projeto que reestrutura Ageprev é aprovado

Texto do Governo do Estado recebeu 20 votos favoráveis e um contrário

Por Fernanda Palheta | 21/05/2025 11:39
Após dois pedidos de vistas, projeto que reestrutura Ageprev é aprovado
Deputados no plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Henrique Kawaminami)

Após dois pedidos de vistas, presentados pelo deputado estadual João Henrique Catan (PL), o Projeto de Lei nº 86/2025, que trata da reestruturação da Ageprev (Agência de Previdência Social do Estado) foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (21) da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O texto do governo recebeu 20 votos favoráveis e um contrário.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprova reestruturação da Ageprev. Após dois pedidos de vistas, o Projeto de Lei nº 86/2025, que reestrutura a Agência de Previdência Social do Estado, foi aprovado com 20 votos favoráveis e um contrário. A proposta do governo estadual gerou debate devido à preocupação com possível aumento no plano de saúde dos servidores. O deputado estadual João Henrique Catan (PL), autor dos pedidos de vistas, questionou a retirada da palavra "paridade" e a mudança na base de cálculo da contribuição previdenciária. O relator, deputado Paulo Duarte (PSB), defendeu o projeto, destacando a inclusão da licença-maternidade para mães de natimortos e garantindo que não haverá aumento na contribuição dos servidores para os planos de saúde. A Alems também aprovou projetos que facilitam a regularização de veículos e criam o Dia da Mulher Instrumentista, em homenagem à Helena Meirelles.

 Os pedidos de vistas foram apresentado pois o parlamentar que votou contra aponta que o texto poderia resultar em aumento no plano de saúde dos servidores estaduais, solicitando mais tempo para analisar os detalhes da proposta. Segundo Catan há "brechas" na proposta com a retirada a palavra “paridade” da nova redação e a mudança na base de cálculo, excluindo os servidores ativos e os adicionais em caráter temporário.

Durante a votação, o relator do projeto no CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), deputado estadual Paulo Duarte (PSB), defendeu a altera o Estatuto do Servidor Público para incorporar benefícios que passaram a ser estatutários após a reforma da Previdência. "Algo inovador e importante do ponto de vista social, que esse projeto implanta para as servidoras de Mato Grosso do Sul o direito a licença maternidade a mães de filhos natimortos", disse.

Ele ainda reforçou que não haverá aumento na contribuição dos servidores aos planos de saúde.

Aprovados - Em redação final, foram aprovados duas propostas. O Projeto de Lei 185 de 2024, prevê que no momento da abordagem, o dono do veículo passa regularizar o pagamento da taxa de licenciamento e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que estejam em atraso.

E o Projeto 215 de 2024, que cria o Dia da Mulher Instrumentista, a ser comemorado em 13 de agosto, em homenagem a cantora e compositora sul-mato-grossense Helena Meirelles, nascida na mesma data, em Bataguassu.

Já em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei 131/2024. A proposição inclui no Calendário Oficial de MS o evento “Miss e Mister Indígena”, a ser comemorado no mês de abril de cada ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias