ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara abre 2026 com eleição no horizonte e leis sensíveis em pauta

Abertura do ano reúne base e oposição, com críticas ao transporte e à saúde pública

Por João Vitor Marques e Mylena Fraiha | 02/02/2026 11:08
Câmara abre 2026 com eleição no horizonte e leis sensíveis em pauta
Prefeita Adriane Lopes e vereadores presentes na sessão inaugural da Câmara Municipal (Foto: Osmar Veiga)

Durante a sessão inaugural da Câmara Municipal de Campo Grande, o presidente da Casa, o vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), afirmou que 2026 será um ano de intensa atividade para o Legislativo, marcado por desafios políticos e institucionais. Com o auditório da Câmara lotado, a cerimônia também conta com a presença da prefeita Adriane Lopes (PP) e grande parte do secretariado municipal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Na sessão inaugural da Câmara Municipal de Campo Grande, o presidente Epaminondas Neto, conhecido como Papy (PSDB), destacou os desafios de 2026, especialmente devido ao calendário eleitoral com eleições presidenciais e estaduais. O evento contou com a presença da prefeita Adriane Lopes e secretariado municipal. Entre as prioridades legislativas, Papy mencionou projetos estruturantes como a Lei do Uso do Solo e a Lei do Silêncio. A vereadora Luiza Ribeiro, nova líder do PT, enfatizou problemas no transporte público e na saúde, enquanto o vereador Wilson Lands destacou conquistas na infraestrutura urbana.

Segundo Papy, o calendário eleitoral, com eleições presidenciais e estaduais, impõe responsabilidade a mais aos parlamentares. “É um ano desafiador, é um ano que, para o Brasil, é muito importante, já que nós temos as eleições presidenciais neste ano e, com certeza, as decisões que tomamos agora vão direcionar o futuro da nação”, declarou.

Ele destacou ainda o contexto econômico enfrentado pelo município e o papel da Câmara nesse processo. “Nós vivemos dias difíceis, de questões financeiras muito desafiadoras, e a Câmara vai estar aqui posicionada para, ora, subsidiar a Prefeitura de Campo Grande, validando as suas ações por meio das leis e votações; ora se posicionando de forma contrária, fazendo aqui o contraponto, preservando a autonomia”, afirmou o presidente.

Câmara abre 2026 com eleição no horizonte e leis sensíveis em pauta
Presidente da Câmara, Papy, durante cerimônia de abertura do ano legislativo (Foto: Osmar Veiga)

Questionado sobre as prioridades da Casa neste ano, Papy destacou projetos estruturantes, com impacto de longo prazo para o município. Entre eles, citou a Lei do Uso do Solo e a Lei do Silêncio. “São leis importantes para a cidade, que regulamentam uma capital que tem crescido muito”, disse. Segundo Papy, a intenção é preparar Campo Grande para as próximas décadas com uma legislação forte e moderna.

O presidente também adiantou que as eleições de 2026 não devem prejudicar o andamento dos trabalhos legislativos da Câmara. “O vereador tem um compromisso primeiro, que é ser vereador. E todo mundo tem isso na cabeça. Eu acho que a eleição no meio do mandato é muito natural, já acontece todos os anos. Nós não vamos parar o trabalho em nada. As comissões, as votações não serão prejudicadas", completa Papy.

Sobre mudanças nas lideranças partidárias, a primeira alteração oficial foi no PT, com a vereadora Luiza Ribeiro assumindo a liderança da sigla.  Segundo Papy, há uma expectativa de mudanças também no Avante, mas até o momento a troca ainda não foi confirmada.

Câmara abre 2026 com eleição no horizonte e leis sensíveis em pauta
Vereadora Luiza Ribeiro (PT) discursou em nome da oposição na cerimônia (Foto: Osmar Veiga)

Luiza Ribeiro, inclusive, foi a escolhida para falar em nome da oposição na sessão inaugural. A vereadora falou sobre problemas que já foram destaque no trabalho do legislativo municipal no ano passado, como o transporte público. “Campo Grande é uma cidade em que muita gente acorda todos os dias muito cedo. E, em geral, são mulheres pobres, mulheres negras, mulheres pardas que vão fazer os serviços desta cidade e pegam ônibus ruins, ônibus sujos. Essa é uma responsabilidade nossa, e nós não podemos sossegar enquanto isso não for resolvido”, afirmou.

A nova líder da bancada do PT também demonstrou preocupação com a saúde pública. “A situação da saúde mostra a nossa responsabilidade de conservar a vida das pessoas da nossa cidade. E nós não fazemos isso sem vagas, sem estrutura, não podemos fazer isso com essa insistência na precarização dos serviços. Isso causa muita dor às pessoas da nossa cidade”, ressaltou.

Câmara abre 2026 com eleição no horizonte e leis sensíveis em pauta
Vereador Wilson Lands (Avante) representou a base do governo municipal (Foto: Osmar Veiga)

Já em nome da base do Governo Municipal discursou o vereador Wilson Lands (Avante), que destacou conquistas na infraestrutura urbana do município. “Ser base do Governo Municipal não significa apenas apoiar. Significa propor, fiscalizar e melhorar a vida das pessoas em todas as áreas. Por isso, escolhemos sustentar decisões estruturais, como uma conquista histórica: o maior projeto de infraestrutura urbana das últimas décadas, com o início do asfalto em mais de 38 bairros e regiões”, disse o vereador.

Na cerimônia, ainda haverá o discurso da prefeita Adriane Lopes (PP), que deve apresentar a mensagem oficial sobre a situação do município.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.