ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara Municipal deve realizar novo concurso público ainda este ano

Presidente da Casa, vereador Carlão já iniciou exoneração de comissionados

Jéssica Benitez | 01/02/2023 10:38
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Novo concurso público deve ocorrer ainda este ano na Câmara Municipal de Campo Grande. De acordo com o presidente da mesa diretora, Carlão Borges (PSB), estudo para analisar quais áreas precisam de profissionais será realizado para que os trâmites comecem. A expectativa é de que sejam disponibilizadas de 20 a 30 vagas.

Além da análise prévia, as exonerações de comissionados e extinção de ocupações já começaram. "Temos que extinguir alguns cargos comissionados, porque senão não tem como fazer o concurso. Nossa ideia é regulamentar e regularizar essa questão do funcionamento (do Legislativo)", explicou o vereador.

O último certame ocorreu em 2022 e ofertou 20 vagas. Os aprovados devem se reunir ainda esta semana com Carlão e tomar posse logo após o início dos trabalhos legislativos. "Então, como o outro (concurso) ainda valendo, não podemos criar vagas nestas áreas, apenas em outras, por isso o estudo", completou.

Nesta quinta-feira (2) será realizada a primeira sessão do ano, porém sem votação de projetos. As atividades no parlamento começam efetivamente na próxima terça-feira (7).

Mais - Em julho de 2017 a Câmara Municipal abriu concurso com 70 vagas após ação movida pelo MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), apontando que o corpo de servidores da Casa de Leis era composto 90% por comissionados, percentual classificado como excessivo.

O processo resultou em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), no qual ficou acertada a realização de concursos públicos, bem como mapeamento dos cargos em comissão e sua diminuição gradativa. Carlão disse que hoje a questão está pacificada. "O MP sempre vem nos visitar, está tudo em paz. Tudo está na transparência", finalizou.

Nos siga no Google Notícias