Candidato do PT recorre e segue na disputa eleitoral em Paranhos
Defesa apresentou recurso ao TRE/MS; eleição será no domingo, dia 6

O médico Jorge Ricardo Laurício, o Dr. Jorge (PT), ingressou com recurso no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) contra o indeferimento do registro da candidatura dele para eleição suplementar em Paranhos e segue em campanha. O pedido para reforma da decisão foi protocolado no final de semana, com requerimento de urgência diante do fato de que a eleição será já nesse domingo, dia 6. A nova eleição foi determinada pela Justiça Eleitoral após o prefeito eleito, Heliomar Klabunde (MDB), ser considerado inelegível.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O médico Jorge Ricardo Laurício (PT), conhecido como Dr. Jorge, recorreu ao TRE-MS contra o indeferimento de sua candidatura para a eleição suplementar em Paranhos, que acontece no próximo domingo (6). O candidato teve seu registro impugnado por supostamente ter feito a inscrição fora do prazo. A eleição suplementar foi convocada após o prefeito eleito, Heliomar Klabunde (MDB), ser considerado inelegível. Dr. Jorge, que chegou à cidade há sete anos pelo programa Mais Médicos, disputa o pleito com o atual prefeito interino, Hélio Acosta (PSDB). O município, localizado na fronteira com o Paraguai, tem 12,9 mil habitantes, sendo cerca de metade do eleitorado formado por indígenas. A defesa do petista alega que houve tempo hábil para o registro individual e que o atraso ocorreu devido à necessidade de refazer documentos após a desistência do PP da coligação.
O médico teve a inscrição impugnada sob o argumento de que foi pedido o registro de forma intempestiva, ou seja, já fora do prazo. Responsável pelo recurso, o advogado Eduardo Marques apontou que o pedido foi fundamentado pela existência de tempo hábil para o registro de candidatura individual.
Ele sustentou que o candidato não foi ouvido pela Justiça Eleitoral em Amambai. A decisão que rejeitou seu registro foi proferida pelo juiz Daniel Raymundo Da Matta, em impugnação apresentada pela Federação PSDB/Cidadania. O outro candidato é o vereador reeleito e atual prefeito interino, o tucano Hélio Acosta. O recurso no TRE tem como relator o juiz Fernando Duque Estrada.
A candidatura do petista havia informado que o atraso decorreu da necessidade de refazer a ata de registro, porque houve desistência de partido, o PP, em integrar coligação e citou problemas no sistema de registro da Justiça Eleitoral.
A assessoria do petista informou que ele está em campanha, conversando com eleitores, participando de bandeiradas e caminhadas. Ele chegou à cidade há cerca de sete anos, selecionado pelo Mais Médicos e atende indígenas, contratado pelo Ministério da Saúde, e também moradores na cidade. Para a campanha, afastou-se das atividades.
Paranhos tem cerca de metade do seu eleitorado formado por indígenas. A cidade fica no sul do Estado, região de fronteira com o Paraguai. Pelo Censo de 2022, tem 12,9 mil habitantes. Na eleição de outubro de 2024, Klabunde teve 3.609 (50,98% dos votos válidos) e seu concorrente, Donizete Viaro (PSDB), teve 3.470.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.