ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados aprovam mudanças para contribuintes em primeira discussão na Alems

As pautas visam alteração em lei para aprimorar a segurança jurídica dos contribuintes, entre outras coisas

Por Ketlen Gomes e Fernanda Palheta | 01/04/2025 14:13
Deputados aprovam mudanças para contribuintes em primeira discussão na Alems
Deputados aprovam projetos em primeira discussão nesta terça. (Foto: Wagner Guimarães)

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (1º), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), os deputados aprovaram, em primeira discussão, uma série de pautas relacionadas a alterações para contribuintes do Estado. Entre elas, está a modificação da Lei nº 6.032, que busca aprimorar a segurança jurídica dos contribuintes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputados aprovaram em primeira discussão mudanças para contribuintes. O Projeto de Lei 257/2024, com 21 votos a favor, propõe descontos de até 65% em multas e juros para créditos irrecuperáveis, parceláveis em até 120 vezes. Microempresas e afins podem ter até 70% de desconto em 145 parcelas. O PL 283/2024, aprovado com 22 votos, define critérios para identificar devedores contumazes. Já o PL 282/2024, que reduz multas do ICMS, teve pedido de vista. Propostas seguem para segunda discussão.

O Projeto de Lei 257/2024, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei nº 6.032, de 26 de dezembro de 2022, recebeu 21 votos favoráveis e dois contrários, dos deputados João Henrique Catan (PL) e Paulo Duarte (PSB).

De autoria do Poder Executivo, o texto do projeto propõe que os descontos em multas e juros sejam de, no máximo, 65% do valor total dos créditos a serem transacionados, desde que classificados como irrecuperáveis ou de difícil recuperação. O pagamento poderá ser parcelado em até 120 vezes.

“Os descontos poderão ser de até 70% do valor total dos créditos a serem transacionados, com pagamento em até 145 parcelas mensais, quando se tratar de microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e empresas em processo de recuperação judicial, liquidação judicial, liquidação extrajudicial ou falência. Nesses casos, os débitos serão legalmente presumidos como irrecuperáveis ou de difícil recuperação, para facilitar a adesão à transação tributária”, destaca o texto do projeto.

Outra matéria apreciada foi o PL 283/2024, aprovado com 22 votos favoráveis e apenas um contrário. A proposta estabelece critérios para a caracterização de contribuinte como devedor contumaz e define medidas fiscais aplicáveis a esses casos. O objetivo é criar um instrumento legal para identificar contribuintes que deixam de pagar impostos de forma intencional e reiterada, além de regulamentar as providências cabíveis.

A terceira pauta analisada foi o PL 282/2024, que propõe a redução do valor da multa punitiva tributária relacionada ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O texto prevê aumento nos descontos sobre as multas para pagamentos em momentos especificados e redução das multas oratórias. O deputado João Henrique Catan pediu vista do projeto.

As propostas seguem agora para a segunda discussão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias