Prefeitura doa 4 áreas à instalação de fábricas que vão de peixe a detergente
Empresas poderão ser beneficiadas pelo Prodes, programa de incentivo econômico em Campo Grande
Os vereadores de Campo Grande aprovaram nesta quinta-feira (10), em única discussão, a doação de terrenos públicos no Núcleo Industrial I Oeste a quatro empresas. Os benefícios estão previstos em projetos de lei baseados no Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social) e seguem agora para sanção da prefeita Adriane Lopes (PP).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Vereadores de Campo Grande aprovam doação de terrenos a quatro empresas. Os projetos, baseados no Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes), beneficiam empresas dos setores de pescados, produtos de limpeza, combustíveis e serviços industriais. A expectativa é a geração de 81 empregos diretos. As empresas contempladas são Pescados da Mata Ltda, Maxbrio Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda, ATEMS Distribuidora de Petróleo S/A e Getúlio Umbuzeiro Guimarães Junior. Os terrenos estão localizados no Núcleo Industrial I Oeste. A aprovação ocorreu mesmo com a necessidade de atualização da legislação do Prodes, pois os projetos já estavam em estágio avançado. A nova lei prevê a reversão das doações em caso de descumprimento das obrigações.
A primeira beneficiada com terreno poderá ser a Pescados da Mata Ltda, que pretende usar a área para processamento de pescados, abate, embalagem e estocagem. O lote tem 3.400,11 m² e está localizado na Quadra 09, Lote 1R2.
A segunda empresa é a Maxbrio Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda, que atuará na fabricação de desinfetantes, detergentes, lava-autos, amaciantes, limpadores multiuso, entre outros produtos. O terreno, de 5.000 m², está situado na Quadra 02, Terreno B.
Já a TAG Distribuidora de Petróleo S/A, que teve a titularidade transferida para ATEMS Distribuidora de Petróleo S/A, poderá receber uma área de 30 mil m² no Lote 22R, Quadra 07. A empresa trabalha com comércio de combustíveis, lubrificantes e derivados de petróleo.
A quarta doação poderá ser feita a Getúlio Umbuzeiro Guimarães Júnior, que pretende instalar no local uma empresa voltada à montagem e manutenção industrial, apoio administrativo e transporte. O terreno tem 5.000 m² e fica na Quadra 05, Lote 06.
Ao todo, as quatro empresas estimam a geração de 81 empregos diretos com as novas instalações.
Atualização do Prodes - Antes da votação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), afirmou que os projetos estavam aptos para aprovação, mesmo diante da necessidade de atualizar a legislação do Prodes.
“Como esses projetos já estão avançados, principalmente no aspecto jurídico, e atendem ao que a lei atual prevê, temos que garantir o acesso dessas pessoas ao benefício”, declarou.
Papy explicou ainda que a principal mudança proposta para a nova legislação do programa é a previsão de reversão das doações em caso de descumprimento das obrigações por parte das empresas. “Hoje essa possibilidade só existe no final do processo, mas a nova lei poderá permitir o cancelamento antes disso”, afirmou.
Presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo, o vereador Ronilço Cruz, o "Guerreiro" (Podemos), disse que fez questão de visitar todas as empresas contempladas.
“Eu tive o cuidado de visitar todas que seriam votadas, justamente para verificar a real necessidade. São projetos antigos, de empresários que estão deixando de gerar empregos e aumentar a produção por falta de espaço e incentivo do Poder Público”, finalizou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.