Governo nomeia Carla Stephanini para coordenar Casa da Mulher Brasileira
Representante estadual estará vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania

A ex-subsecretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Carla Stephanini, foi nomeada coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (9), do Diário Oficial do Estado. Na última semana o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), confirmou ao Campo Grande News a escolha do quadro pela "experiência, conhecimento e trabalho na defesa da mulher".
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A ex-subsecretária Carla Stephanini foi nomeada coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. A escolha, confirmada pelo vice-governador José Carlos Barbosa, visa fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, após a morte da jornalista Vanessa Ricarte. Stephanini, que possui vasta experiência em políticas públicas para mulheres, enfatizou a importância da integração no atendimento e do uso de tecnologia para aprimorar os serviços. A nova coordenadora estará vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e será responsável por monitorar e articular ações de enfrentamento à violência de gênero.
A coordenação integrada e compartilhada foi criada por meio do acordo de cooperação técnica assinado entre Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande, em março deste ano, após a morte da jornalista Vanessa Ricarte, assassinada pelo ex-noivo no dia 12 de fevereiro. Um áudio gravado pela vítima escancarou o atendimento descrito como “frio”. Na ocasião a delegada que atendeu Vanessa não repassou o histórico do agressor e disse que a própria vítima deveria notificar o ex. A jornalista também não foi escoltada ao voltar para casa após o registro do boletim de ocorrência.
O objetivo do governo é a ponte entre Estado e município no fortalecimento da rede de atendimento e no aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Para a nova coordenadora uma das prioridade é a integração do atendimento. "Vamos incrementar o uso da tecnologia e aperfeiçoar os protocolos internos no que se fizer necessário promovendo a presteza no atendimento e o permanente acolhimento humanizado das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, mantendo o constante diálogo institucional e com a sociedade”, ressalta Stefanini.
De acordo com a publicação, a representante estadual da Casa da Mulher Brasileira estará vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e caberá a coordenação monitorar os serviços, promover estratégias e diretrizes intersetoriais, fazer a articulação da rede de enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero; e ainda executar as atividades relativas à administração da Casa.
Nova coordenadora - Carla Stephanini é advogada e pós-graduada em Gênero e Relações Públicas, foi subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul de 2011 a 2012, e subsecretária de Políticas para Mulher da Prefeitura Municipal de Campo Grande de 2017 a 2024, além de ter ocupado as coordenadorias de Políticas Públicas para Mulheres tanto do Município quanto do Estado entre os anos de 2005 a 2010. Stephanini também atuou como vereadora de Campo Grande de 2013 a 2016, e como deputada federal por Mato Grosso do Sul em 2019, além de ter atuado em fóruns e conselhos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.