ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 26º

Política

Lula planeja oficializar troca no Ministério das Mulheres nesta segunda

Imprensa de Brasília afirma que Márcia Lopes foi convidada para comandar a pasta

Por Kamila Alcântara | 04/05/2025 18:06
Lula planeja oficializar troca no Ministério das Mulheres nesta segunda
Ministra da Mulheres, Cida Gonçalves (Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, nesta segunda-feira (5), a saída de Cida Gonçalves do comando do Ministério das Mulheres. Em seu lugar, a mais cotada para assumir é Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social durante o segundo mandato de Lula, em 2010.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Lula deve substituir Cida Gonçalves por Márcia Lopes no Ministério das Mulheres. A troca, prevista para esta segunda-feira, ocorre após denúncias de assédio moral contra Cida e polêmicas envolvendo a primeira-dama, Janja. Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social, é aguardada em Brasília para reunião com o presidente e posse. Cida Gonçalves, com trajetória política em Campo Grande e atuação nos governos Lula e Dilma, esteve à frente da criação de leis como Maria da Penha e Feminicídio. Márcia Lopes, assistente social e professora, coordenou programas como o SUAS e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Pobreza. Após deixar o ministério em 2011, atuou no Instituto Lula e na equipe de transição do governo.

De acordo com informações do Correio Braziliense, a substituição de Cida por Márcia é considerada certa nos bastidores do governo. O motivo seria, sobretudo, denúncias anônimas de assédio moral dentro da pasta, feitas por meio do canal Resolveu, da Controladoria-Geral da União (CGU).

Cida também se envolveu em outras polêmicas, como a confirmação, feita à Comissão de Ética da Presidência da República, em fevereiro deste ano, de que costumava interromper a agenda oficial para atender à primeira-dama Janja, de quem é muito próxima. A ministra ainda admitiu que, frequentemente, ignorava solicitações do então ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Costa Macêdo.

O jornal local reforça que Márcia Lopes deve desembarcar em Brasília nesta segunda. Isso porque estaria prevista uma nova reunião com o presidente e, na sequência, a assinatura do termo de posse no ministério. A data da publicação oficial da exoneração de Cida e da nomeação da nova chefe da pasta ainda não foi confirmada.

Natural de Clementina (SP), Cida Gonçalves iniciou sua trajetória política em Campo Grande, onde liderou o movimento popular de mulheres nas décadas de 1980 e 1990. Foi assessora na gestão Zeca do PT e, entre 2003 e 2016, atuou como secretária nacional nos governos Lula e Dilma, sendo uma das responsáveis por leis como a Maria da Penha e o Feminicídio, além do programa Casa da Mulher Brasileira.

Lula planeja oficializar troca no Ministério das Mulheres nesta segunda
Ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes (Foto: Pedro Ladeira, da Folhapress)

Já Márcia Lopes é assistente social e professora. Em 2010, foi nomeada ministra da pasta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cargo que ocupou até 2011. Durante sua gestão, coordenou a implantação de programas como o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Pobreza. Após sua saída do ministério, aposentou-se como professora da Universidade Estadual de Londrina e atuou como membro-fundadora do Instituto Lula. Em 2022, integrou o grupo técnico de assistência social na equipe de transição do governo Lula.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias