Novo secretário de educação diz que foco será despertar senso crítico dos alunos
Posse aconteceu na tarde desta quinta-feira, na Secretaria Municipal de Educação
Lucas Henrique Bitencourt de Souza tomou posse como novo secretário municipal de educação na tarde desta quinta-feira (10), em Campo Grande. A apresentação aconteceu na Semed (Secretaria de Educação Municipal) e contou com a participação da prefeita Adriane Lopes. Durante a cerimônia, Lucas evidenciou que o foco da gestão será despertar o senso crítico dos alunos, assim como melhorar a valorização e o desenvolvimento individual de cada estudante.
"O principal objetivo é a valorização e desenvolvimento do aluno com competência e habilidade, com desenvolvimento crítico. O processo de ensino acontece na escola e quero estar junto de cada professor e diretor com um projeto pedagógico relevante para nossos alunos”, pontuou.
Lucas assume no lugar de Alelis Izabel de Oliveira, que ficará, por hora, como secretária adjunta. Apesar de novo no cargo, Bitencourt de Souza afirmou que fará o que for preciso para a comunidade escolar. “Sou natural de São Paulo, formado em escola pública, por situações familiares foi a escola pública que me abraçou, professores, diretores, então conheço bem essa realidade. Sei bem a realidade que a gente precisa trabalhar.
Eu trabalhei em São Paulo, fui gerente de ensino e do conselho tutelar também, atuo diretamente aqui no conselho tutelar de educação do ensino privado”, finalizou.
A prefeita, Adriane Lopes, ressaltou que o município quis arriscar trazendo um nome de fora do Estado para liderar a pasta. “Conheço o Lucas de longa data, conheço o trabalho dele, estamos em uma gestão pós-pandemia, quisemos ousar trazendo um nome de fora, com nossas equipes que já estão trabalhando na secretaria”, disse.
Sobre a troca do titular da secretaria de educação, a representante municipal explicou que as mudanças são gradativas e que a gestão está avaliando alguns secretários que têm colocado cargos à disposição para possíveis trocas.
“Estamos fazendo mudanças estratégicas para que nossa gestão tenha um novo rumo, os cargos dos secretários são políticos, aqueles que colocarem o cargo à disposição, nós vamos substituir. Esses que foram trocados é porque colocaram. Daqui pra frente não tem nenhum outro por enquanto", frisou.
Adriane Lopes reafirmou que a valorização dos servidores é uma das prioridades da gestão municipal de agora em diante. “Avaliação técnica desses efeitos pós-pandemia, valorizar nossas crianças, também tecnologia e inovação estamos prestes a implementar em Campo Grande um parque tecnológico que vai trazer inovação para a matriz econômica da Capital”.
Outro ponto destacado pela prefeita foi a pauta: décimo terceiro. Adriane frisou que o salário extra não corre risco. “Tá garantido, a Secretaria de Finanças tem feito um trabalho exemplar e vamos seguir avançando “, finalizou.