Para vereadores, transmissão pela TV favorecerá voto crítico
Câmara inaugurou canal de TV aberta, que vai permitir acompanhar trabalho da Casa
O início da transmissão das sessões e audiências ao vivo pela Câmara de Vereadores é um instrumento que permitirá maior conhecimento do trabalho legislativo e, adiante, resultar em maior fiscalização pelos eleitores e um voto mais qualificado, acreditam parlamentares sobre o novo serviço. O presidente da Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), apontou ainda outro aspecto: o combate a fake news.
O parlamentar mencionou que a transmissão em tempo real permite às pessoas verem o que de fato ocorre na Casa Legislativa, permitindo maior acompanhamento em especial às pessoas mais simples, porque o sinal será na TV aberta.
“Quem vai perder com isso é quem faz notícias maldosas, fake news, sobre o trabalho dos vereadores”. Ele lembrou que se trata de ano eleitoral, o que pode favorecer os eleitores na avaliação dos candidatos que vão buscar reeleição. A Câmara tem 29 integrantes e a maioria deve tentar um novo mandato.
Já Loester Nunes, do MDB, considera que o impacto deverá ser mais efetivo para as futuras eleições, uma vez que o período eleitoral já se aproxima e o serviço ainda será desconhecido de muita gente. O parlamentar aponta que muitos moradores sequer conhecem a Câmara ou mesmo como funciona o trabalho de um vereador. “Isso realmente é vantajoso para nós. Vai ser um estímulo ao voto, participação”, considerou.
Conforme Nunes, as pessoas poderão entender o trabalho, “ter uma noção muito grande” e, tendo vontade, ir à Câmara assistir as sessões.
Victor Rocha, do PP, também ficou entusiasmado com a criação da TV. “Essa TV vem ao encontro de uma necessidade de expor mais ainda o trabalho dos vereadores”. Segundo ele, com a inciativa, a comunidade poderá conhecer a atuação de cada um, ver os temas que defendem para os bairros.
Com essas informações, ele igualmente acredita que haverá mais informações e isso pode refletir em escolhas mais seguras pelo eleitor. “Porque ela (a pessoa) vai acompanhar e dali ela vai se identificar com o trabalho de um ou de outro vereador.”
A TV Câmara poderá ser acessada no canal 7.3. As transmissão ocorrerão das 7h às 22h. As sessões ocorrem às terças e quintas-feiras, pela manhã. Também haverá transmissão de audiências públicas. A previsão é de criação de programas sobre temas como esporte e cultura e ainda inclusão de conteúdos do STF e TV Senado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.