Câmara lança canal na TV aberta para mostrar trabalho de vereadores
São seis atrações, além de transmissão ao vivo e Casa de Leis planeja programas de esporte e cultura
Lançada na manhã desta segunda-feira (11), a TV Câmara é aberta no canal 7.3 para levar transmissões ao vivo com os 29 vereadores de Campo Grande e programas sobre o trabalho dos parlamentares. Das 7h às 22h, o novo canal terá futuramente programas voltados ao esporte e a cultura da Capital e transmissões das sessões do STF (Supremo Tribunal Federal). Além da programação local, serão transmitidos programas da TV Senado.
A TV Câmara já tem seis programas transmitidos no canal fechado da TV ALMS (Assembleia de Mato Grosso do Sul). A parceria com o Senado Federal que fornece o sinal é o que possibilitou a inserção na TV aberta, conforme o diretor da TV Câmara Pio Lopez. Já a antena utilizada é a da ALMS.
“Quando houver disponibilidade de horários vamos transmitir partidas de futebol amador dos bairros, o Terrão. Também estamos planejando assinar cooperação com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública e Ministério Público”, detalhou Pio.
De início, a TV continua com a grade que já tem. Às terças e quintas-feiras, antes da sessão plenária, em que os parlamentares debatem temas e votam projetos, passa o programa Expediente ao Vivo, a partir das 8h50.
Os outros programas são o Voz da Comunidade, que vai às ruas por meio da van que tem um antena e pode até fazer entradas ao vivo; o Papo em Dia, em que há entrevistas com vereadores; o Mais Mulheres, voltado a informações sobre o tema; o Vereadores em Foco, que mostra o trabalho parlamentar e o Câmara Notícias, que leva ao espectador um resumo com reportagens sobre o que aconteceu durante a semana na Câmara Municipal.
Primeiras imagens - O lançamento da TV ocorreu às 10h05 de hoje com solenidade no plenário da Câmara Municipal. As primeiras inagens foram de momentos históricos do Legislativo, da Capital e imagens da atualidade das ruas de Campo Grande e fachada da Câmara Municipal.
O presidente da Casa de Leis, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB), agradeceu a parceria dos deputados estaduais envolvidos no trabalho e destacou que a TV aberta vai levar informação às pessoas que não tem condições de pagar canais fechados ou ir até a Câmara para conferir o trabalho dos vereadores.
“A informação vai chegar às pessoas mais simples que não têm condições de pagar”, disse o vereador, além de mencionar também a importância dos parlamentares acompanharem as evoluções do mundo digital. “O povo não quer picuinha, quer ver o serviço dos vereadores”, disse.
Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário-adjunto da Casa Civil, João César Mattogrosso, que já ocupou cadeira de vereador destacou que a televisão será importante para que a população saiba como é difícil o trabalho dos parlamentares na prática.
“Quem vive este trabalho sabe como é difícil ser vereador diante dos problemas que a cidade enfrenta hoje. É importante esse acesso à população para ver tudo o que acontece na Câmara e o que os vereadores estão fazendo”, disse o secretário-adjunto.
Confira a galeria de imagens: