ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 13º

Política

Pauta de novos vereadores inclui defesa de animais, transporte e vagas em creche

Luiza Ribeiro (PT) e Ademir Santana (PSDB) assumem lugares de Camila Jara (PT) e João César Mattogrosso (PSDB)

Caroline Maldonado e Jéssica Benitez | 01/02/2023 09:21
Vereadores Ademir Santana (PSDB) e Luiza Ribeiro (PT) (Foto: Henrique Kawaminami)
Vereadores Ademir Santana (PSDB) e Luiza Ribeiro (PT) (Foto: Henrique Kawaminami)

A Câmara Municipal de Campo Grande ganha nesta quarta-feira (1º) dois novos vereadores. Luiza Ribeiro (PT) e Ademir Santana (PSDB) assumem as cadeiras de Camila Jara (PT) e João César Mattogrosso (PSDB), respectivamente, em cerimônia nesta manhã. Ela quer retomar “tempos áureos” para a representatividade feminina, em que a Casa de Leis teve cinco vereadoras mulheres, quando ela ocupou o cargo, entre 2013 e 2016. Ademir também já esteve no cargo como titular, entre 2017 e 2020, e como suplente, entre 2021 e 2022.

Luiza retorna à Câmara falando em fortalecer a representatividade da mulher, defender pautas da infância e juventude e cita dois problemas crônicos da Capital, o transporte público e a falta de vagas em Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). Ela destacou que há, segundo informado pela Comissão de Educação, 7 mil crianças sem vaga em creches, além de 11 obras paradas em Campo Grande.

“A mulher precisa ir mais além. Vamos também pautar as questões ambientais e transporte público, entre outras. Queremos aplicar um transporte único, como se fosse um SUS. Na época em que fui vereadora, foi a maior bancada feminina da história da Câmara. Eram cinco vereadoras e hoje serei somente eu. É outro cenário, infelizmente", disse Luiza.

A vereadora falou ainda em trabalhar para que a partir de 2024, quando haverá eleições, mais mulheres sejam eleitas.

"Inclusive vamos lutar para que haja pessoas de outro gênero, como trans e travestis, na Câmara. Duas trans tomam posse hoje em Brasília”, disse Luiza, referindo-se às ex-vereadoras Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), que serão empossadas na Câmara dos Deputados.

Saudosa, Luiza disse também que vai dar atenção especial à Procuradoria da Mulher na Câmara. “Foi implantada pela ex-vereadora Carla Stephanine. Vou dar continuidade para fazer jus ao trabalho dela”, disse.

Ademir fez questão de destacar que vai seguir insistindo na implantação de um hospital municipal e de políticas públicas mais efetivas na área da saúde e bem-estar dos animais. O vereador pontuou que será “independente”, apesar das parcerias e diálogo com o Executivo.

“Um projeto de importância de uma luta muito grande nossa é a criação do hospital municipal, é uma luta de 4 anos. Precisamos também de mais castra móvel para atender os animais. Nós temos um apenas, que não consegue atender, temos que ter três, pelo menos, e um grande abrigo de cães e gatos na nossa cidade”, disse Ademir.

O vereador disse que ainda não conversou com a prefeita sobre os últimos acontecimentos e projetos em tramitação na Casa.

“Com certeza, vou estar presente e ajudando, inclusive, mas tem algumas questões que a gente não concorda e isso a gente tem que colocar na mesa e discutir. Eu estou aqui para dialogar. Estou aqui para ajudar. Não quero complicar, esse é o meu objetivo, como sempre fiz”, pontuou Ademir.

Titulares - Camila Jara foi eleita deputada federal, renunciou ao cargo de vereadora e toma posse hoje em Brasília, junto com os outros sete deputados federais.

Na próxima quinta-feira (2), Mattogrosso assume a cadeira na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deixada por Pedro Arlei Caravina (PSDB), que foi nomeado secretário de Governo.

Nos siga no Google Notícias