ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

Polícia Federal cumpre mandados contra fake news que atacava Beto Pereira

Em Campo Grande, a polícia recolheu documentos e computadores em 3 endereços

Por Ângela Kempfer | 03/10/2024 08:59
Polícia em um dos endereços alvos da investigação em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Polícia em um dos endereços alvos da investigação em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (3) em Campo Grande como parte de investigações sobre produção de fake news contra o candidato a prefeito pelo PSDB, Beto Pereira.

A operação foi deflagrada a partir de uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral e teve como alvos a agência de recrutamento de atores, a TAG ME Mídias, o ator Matheus dos Santos Lopes  e o influenciador digital, responsável pelo perfil vinte067 no Instagram, Marcos Antonio Davalo Gimenes. Nos três endereços, investigadores apreenderam computadores, celulares e documentos.

Eles são suspeitos de integrarem rede de produção de fake news, para influenciar o resultado das eleições. A meta é identificar os financiadores e o principal beneficiado pela difusão dos vídeos com falsas denúncias.

Na ordem judicial, assinada pelo desembargador Sideni PImentel, ele destaca que a operação é importante para "apreensão de documentos, depoimentos e demais atos probatórios relacionados à identificação de responsáveis pela divulgação de notícias falsas, que têm o intuito de prejudicar o candidato a eleição majoritária lançado pela coligação, no pleito municipal de 2024".

Agente na frente de prédio que parece ser comercial.  (Foto: Divulgação)
Agente na frente de prédio que parece ser comercial.  (Foto: Divulgação)

A investigação começou a partir da agência de atores, onde sósia de Beto Pereira teria sido contratado para gravar vídeos com declarações falsas em nome do candidato, material amplamente distribuído em grupos de WhatsApp.

Segundo a decisão, há indícios de que em julho a "TAG ME Mídias estaria recrutando ator semelhante fisicamente com o candidato Beto Pereira".

Em outro trecho é detalhado o teor dos vídeos. "Este ator está usando a alcunha de Neto, que é muito parecido foneticamente com Beto, e também veste roupa da cor azul, costumeiramente usada por Beto, além da confecção de material com dizeres Neto Sujo, Neto Playboy'”.

A ação foi proposta pela Coligação Juntos Pela Mudança (Federação PSDB / CIDADANIA / PSD / PSB / PODE / MDB / SOLIDARIEDADE / REPUBLICANOS / PL).

Investigadores em outro ponto de Campo Grande, para cumprir mandado de busca e apreensão.  (Foto: Divulgação)
Investigadores em outro ponto de Campo Grande, para cumprir mandado de busca e apreensão.  (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias