ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 21º

Política

Pollon protocola pedido de impeachment contra Lula por crise com os EUA

Segundo a denúncia, presidente teria adotado uma postura considerada “hostil” em declarações públicas

Por Gabriel Neris | 25/07/2025 08:29
Pollon protocola pedido de impeachment contra Lula por crise com os EUA
Deputado Marcos Pollon durante sessão (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) protocolou nesta semana um novo pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando o chefe do Executivo de cometer crime de responsabilidade ao provocar um impasse diplomático com os Estados Unidos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) protocolou novo pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegando crime de responsabilidade por provocar impasse diplomático com os Estados Unidos. Este é o 12º pedido apresentado pelo parlamentar desde o início do governo.A denúncia foi motivada após os EUA anunciarem tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, em resposta a declarações de Lula consideradas ofensivas pelo governo norte-americano. Segundo Pollon, o presidente violou o artigo 5º da Lei nº 1.079/1950, que trata de atos de hostilidade contra nações estrangeiras.

Segundo a denúncia, protocolada na Câmara dos Deputados, Lula teria adotado uma postura considerada “hostil” em declarações públicas e discursos internacionais, o que configuraria violação ao artigo 5º da Lei nº 1.079/1950, que trata de atos de hostilidade contra nações estrangeiras.

Este é o 12º pedido de impeachment apresentado por Pollon desde o início do governo. “Vivemos uma ditadura. Chegamos a um ponto em que os tiranos já nem se preocupam em fingir normalidade”, disse o parlamentar, que afirma haver “motivos de sobra” para afastamento do presidente.

Tarifa de 50% e reação dos EUA

A crise se intensificou em 9 de julho, quando o presidente norte-americano Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. A medida foi oficialmente atribuída a uma reação às declarações de Lula, classificadas pelo governo norte-americano como ofensivas e ideologicamente agressivas.

A denúncia apresentada por Pollon argumenta que as falas de Lula extrapolaram os limites do discurso político e atingiram diretamente as relações bilaterais. O parlamentar alega que o presidente colocou o Brasil em posição de risco diplomático, econômico e até militar, prejudicando interesses estratégicos como segurança nacional, comércio exterior e cooperação internacional em áreas de defesa e inteligência.

Para o deputado, o episódio revela um padrão de confronto e beligerância incompatível com a neutralidade esperada de um chefe de Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.