ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 22º

Política

Riedel encerra agenda na Índia com chance de atrair "gigantes" a MS

Governador embarcou para o Japão, onde inicia segunda etapa da missão internacional

Por Fernanda Palheta | 08/08/2025 07:59
Riedel encerra agenda na Índia com chance de atrair "gigantes" a MS
Comitiva sul-mato-grossense durante agenda na Índia (Foto: Assessoria)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), encerrou, na manhã desta sexta-feira (8), as agendas na Índia, primeira etapa da missão empresarial e governamental de Mato Grosso do Sul na Ásia. Segundo o tucano, a comitiva deixa o país com a abertura de várias oportunidades de investimento por grandes empresas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, concluiu sua agenda na Índia, onde a comitiva sul-mato-grossense estabeleceu oportunidades de investimento com grandes empresas. Riedel destacou o momento favorável para ambos os países, que enfrentam sanções econômicas dos Estados Unidos, e o interesse demonstrado por empresas indianas em conhecer o cenário econômico do estado. A missão prossegue com a próxima etapa em Tóquio, Japão, onde a delegação participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e se reunirá com representantes da indústria japonesa. A última fase da missão ocorrerá em Singapura, com encontros programados com autoridades locais e instituições relevantes para fortalecer as relações comerciais e ampliar as exportações de Mato Grosso do Sul.

Para o Riedel, o momento foi ideal para ambos os países, que enfrentam sanções econômicas dos Estados Unidos. “Empresas gigantes demonstraram grande interesse no Brasil e em Mato Grosso do Sul. Acho que foi o melhor momento para vir, considerando também a situação da Índia com o governo de Donald Trump e o desejo claro de abertura de mercados”, afirmou o governador.

Após a apresentação do modelo de negócios e parcerias do Estado, diversas empresas procuraram o governador para avançar as relações e demonstraram interesse em programar uma visita técnica e conhecer de perto o cenário econômico de Mato Grosso do Sul. “São coisas que não acontecem de forma rápida, mas dá para sentir que podem acontecer”, avaliou.

As agendas da comitiva ainda incluíram visitas a empresas e reuniões com autoridades locais, entre elas o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, em Mumbai.

Com população superior a 1 bilhão de habitantes, a Índia recentemente se tornou o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China. O crescimento econômico acelerado do país o coloca entre os principais mercados globais dos próximos anos, cenário que Mato Grosso do Sul busca aproveitar para ampliar suas exportações e relações bilaterais.

Riedel segue para a segunda etapa da missão, em Tóquio, no Japão, onde continuará a rodada de encontros com investidores e autoridades japonesas. A delegação de Mato Grosso do Sul participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e terá encontros com importantes representantes da indústria japonesa, como a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria) e os grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no setor do agronegócio.

A última etapa dos compromissos internacionais será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitará instituições como a RGE, holding que controla a Bracell (empresa com operações no Estado), além da MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal) e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com representantes da Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações do país.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.