Rose assina compromisso para desburocratizar processos imobiliários na Capital
Candidata do União Brasil prometeu melhorar a eficiência nos serviços municipais voltados ao setor imobiliário
Na tarde desta quarta-feira (25), dando seguimento a sua agenda de campanha, a candidata à Prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto (União), participou de um encontro promovido pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Capital). O objetivo foi discutir e abordar as principais demandas dos profissionais que atuam na cidade.
Presidente do conselho, Eli Rodrigues, destacou que há mais de seis mil corretores de imóveis atuando em Campo Grande, com aproximadamente 150 deles visitando os balcões da prefeitura diariamente em busca de atendimento. Ele destacou a importância do trabalho dos corretores para a arrecadação de IPTU.
“Nós somos ajudantes da prefeitura, nós somos coletores de IPTU. Nós mandamos IPTU e quando a gente vai vender o imóvel, pedimos o pagamento de IPTU quando vamos pegar um sinal da compra da casa. Fazemos esse serviço de arrecadação para Prefeitura de graça. Nós somos uma cadeia produtiva para o poder público”, enfatizou o presidente.
Representantes da categoria apresentaram que há uma grande burocracia envolvida nos atendimentos municipais, especialmente no que diz respeito à aprovação de loteamentos e à emissão de habite-se. Eles relataram que o processo para aprovação de loteamentos pode levar até sete anos, enquanto o habite-se pode demorar até 12 meses em casos complexos e até quatro meses em situações mais simples.
Diante dessas questões, Rose Modesto se comprometeu a buscar soluções para desburocratizar e agilizar os processos que dependem do Poder Executivo municipal. Ela assinou um termo de compromisso e prometeu, caso eleita, adotar medidas para melhorar o atendimento ao setor imobiliário.
“Eu acredito que seja preciso separar mais servidores para atender vocês, trabalhar no sentido de liberar as documentações que vocês precisam para acelerar o processo. É por isso que eu vim assinar esse compromisso, porque sei a importância do setor para a saúde econômica da cidade”, disse a candidata.