Rotina de governador: além da agenda, engajamento e "no ar" das 5h à meia-noite
Prestes a completar 1 ano de governo em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel fala um pouco sobre o dia a dia
Quem acompanha notícias de política pela internet sabe o quanto as redes sociais são cada vez mais usadas por governantes para se aproximarem dos eleitores. Os jovens e até aqueles que estão há muito tempo na vida pública buscam "likes" com postagens em relação ao trabalho e à vida pessoal. O Campo Grande News conversou com o governador Eduardo Riedel (PSDB), que está prestes a concluir o primeiro ano de mandato, sobre um pouco dos bastidores da rotina dele, incluindo gravações com frequência para a internet.
Durante um bate-papo de seis minutos, na Governadoria, ele contou que nem tinha rede social até pouco tempo atrás. Quando assumiu a cadeira de chefe do Executivo, a equipe de comunicação relatou ser uma ferramenta importante a ser explorada. Por isso passou a se acostumar com as postagens, mas reforça que estabelece limites para a exibição da vida pessoal na internet. "E é o que dá mais ibope sempre, né? As pessoas querem saber desses assuntos pessoais. Às vezes eu frustro quem está acompanhando a rede porque eu tenho esse perfil, procuro preservar a família", conta.
Sobre as abordagens da imprensa que costuma "sair da pauta" fazendo questionamentos sobre os mais variados assuntos durante as agendas oficiais, o governador acha que houve um avanço. "Mudou o fato de eu estar mais acostumado com este tipo de situação", diz.
Em relação ao ritmo de trabalho, Riedel disse acordar todos os dias às 5 horas da madrugada: "Não tem muita hora para dormir, depende do dia, mas dificilmente passa de meia-noite, uma hora. Fim de semana continuo trabalhando. A equipe às vezes sente um pouquinho, mas está disposta a estar neste barco, quando alguém 'supita', vai para o banco de reserva, senta, descansa, depois volta. Eu mesmo estou muito cansado neste fim de ano e vou sair dez dias para recompor as energias".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.