ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 32º

Política

TRE-MS sorteia amanhã urnas eletrônicas que passarão por auditoria

O sorteio ocorrerá às 8h, no plenário do TRE-MS, no Parque dos Poderes; e é aberto ao público interessado

Por Mylena Fraiha | 04/10/2024 14:10
Fachada do TRE-MS, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Divulgação/TRE-MS)
Fachada do TRE-MS, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Divulgação/TRE-MS)

TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realizará neste sábado (5) o sorteio das urnas eletrônicas que passarão pelos testes de auditoria durante o período de votação do primeiro turno das eleições. Evento será aberta ao público, e qualquer pessoa interessada poderá acompanhar. O sorteio ocorrerá a partir das 8h, no plenário do TRE-MS, localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 23, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.673/2021, serão realizadas duas modalidades de auditoria em 23 seções eleitorais de Mato Grosso do Sul. Destas, 20 urnas passarão pelo Teste de Integridade, enquanto outras três serão submetidas ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, este último sendo realizado no Colégio Marista Alexander Fleming, também em Campo Grande.

O sorteio das urnas será feito de forma aleatória e contará com a participação de seções eleitorais pertencentes a diversas Zonas Eleitorais do estado, com o consentimento de representantes das entidades fiscalizadoras.

A logística para o transporte das urnas, organizada pela CAVE (Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica) do TRE-MS, seguirá o mesmo planejamento adotado nas Eleições de 2022. Assim, seções eleitorais de municípios situados em um raio de até 250 km da capital poderão ser incluídas no sorteio.

Os testes, que têm como objetivo garantir a integridade e segurança do processo eleitoral, envolvem a participação de diversos órgãos oficiais. Representantes de partidos políticos, federações e coligações, além de integrantes da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso de Sul), do Ministério Público e de outras entidades fiscalizadoras, foram convidados a acompanhar as atividades de auditoria.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias