ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 30º

Saúde em Equilíbrio

A função da articulação temporomandibular

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 07/01/2025 14:44

Você sabia que a função livre da Articulação temporomandibular refere-se à capacidade da articulação de se mover sem restrições ou desconforto? Isso inclui a amplitude de movimento da mandíbula, que deve ser ampla o suficiente para permitir a realização de atividades normais, como comer e falar, sem causar dor ou tensão. A função adequada envolve não apenas a amplitude de movimento, mas também o alinhamento e a interação suave entre as estruturas da articulação. A ATM deve funcionar em harmonia com os músculos que a cercam e os dentes, evitando desgaste excessivo nas superfícies articulares e minimizando o risco de problemas, como o bruxismo ou a disfunção temporomandibular (DTM).

Nossa dica de hoje é: Observe os movimentos da Articulação, abra e feche a boca lentamente enquanto observa se há algum bloqueio, estalido ou dor. Assegure-se de que a mandíbula se move suavemente para cima e para baixo. Verifique a Amplitude de Movimento, se consegue abrir naturalmente cerca de 40 milímetros, de forma prática, a altura de 3 dedos, sem dor. Se houver dificuldades, isso pode indicar problemas. Preste atenção se a mandíbula se desloca para um lado ao abrir ou fechar. Isso pode ser um sinal de desvio ou assimetria que precisa ser avaliado. Palpe os músculos ao redor da mandíbula e do pescoço em busca de pontos de tensão ou dor, especialmente após hábitos como o apertar dos dentes. Note se há dor ao mastigar alimentos duros ou se há sensação de desconforto. Isso pode ser um indicador de que a função da ATM não está adequada.

Observe se a sua respiração é predominantemente bucal, uma vez que isso pode impactar a função da ATM e a postura da mandíbula.

A função livre e adequada da Articulação Temporomandibular é vital para a qualidade de vida. Se você perceber alguma anomalia durante sua própria avaliação, considere consultar um especialista em disfunções temporomandibulares para uma avaliação mais abrangente. A saúde da ATM pode impactar não apenas a mastigação, mas também a saúde geral e o bem-estar.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias