ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Conheça o Parque de Ilha Grande em Mato Grosso do Sul

Paulo Nonato de Souza | 08/02/2022 08:13
Lagoa Saraiva, uma das várias lagoas que formam o Parque Nacional de Ilha Grande em Mato Grosso do Sul e Paraná (Foto: Reprodução)
Lagoa Saraiva, uma das várias lagoas que formam o Parque Nacional de Ilha Grande em Mato Grosso do Sul e Paraná (Foto: Reprodução)

Já conhece o Parque Nacional de Ilha Grande? Provavelmente você nunca ouviu falar nem tem ideia de que se trata de uma unidade de conservação sul-mato-grossense de proteção integral à natureza. Sim, fica em Mato Grosso do Sul, também, pois divide suas belezas naturais com o Paraná, e está na lista dos 27 parques nacionais abertos para visitação no Brasil.

O momento sugere passeios ao ar livre. Na pandemia de Covid-19 o ideal é buscar lugares para respirar ar puro sem aglomerações e os parques se tornaram uma boa alternativa, especialmente para os viajantes que curtem natureza. Em todo o Brasil são mais 333 unidades de conservação ambiental, de parques a reservas menores, espalhadas pelos 26 estados e o Distrito Federal.

Com 76.138,19 hectares de área, o Parque Nacional de Ilha Grande, criado em 1997, está localizado na divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraná. Seu território abrange os municípios de Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí, em Mato Grosso do Sul, e os municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, no Paraná.

Por todos os lados você tem um cenário de lagos, lagoas, várzeas e pelo menos 180 ilhas e ilhotas, incluindo a Ilha Grande, com cerca de 120 km de comprimento até 10 km de largura, que dá nome à unidade de conservação. O parque é cercado pelo último trecho livre de represamento do Rio Paraná.

Nem precisaria ressaltar que em todas as ilhas do parque há uma grande variedade de animais que podem ser avistados nos passeios, desde que seguindo as normas de segurança.

"A região do parque é caracterizada pela existência de sítios históricos e arqueológicos de excepcional relevância para a compreensão da ocupação humana no sul do Continente Americano, incluindo-se as áreas de ocupação dos índios Xetá e cidades jesuíticas (índios Guarani). O nome da unidade foi escolhido levando em consideração o mais significativo acidente geográfico da região, no caso a Ilha Grande ou Ilha Sete Quedas", diz nota explicativa no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

COMO CHEGAR - O acesso ao Parque Nacional de Ilha Grande é pelas rodovias BR-467 e BR-163, também pela PR-323 (Maringá-Umuarama), partindo de Campo Grande ou de Curitiba. Se você estiver em Mato Grosso do Sul, outra alternativa de chegar até a unidade de convservação é por via fluvial. Os barcos turísticos para os passeios partem dos municípios sul-mato-grossenses de Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí.

Nos siga no Google Notícias