ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Veja dicas sobre viajar de férias em segurança com crianças

Por Paulo Nonato de Souza | 10/01/2025 08:01
Veja dicas sobre viajar de férias em segurança com crianças
Verão, lugares turísticos lotados, cenário pede cuidados e atenção dos pais com as crianças (Foto: Reprodução)

Planejamento, organização e cuidados nos mínimos detalhes. Itens fundamentais para que a sua viagem de férias com as crianças seja tranquila e livre de preocupações. Estamos no auge do verão brasileiro, o turismo está em pleno fluxo de pessoas, lotando praias, bares e restaurantes. Nesse cenário a atenção com a criançada é imprescindível para manter o seu passeio em família em clima de festa e curtição, sem dores de cabeça.

Viajar em família exige foco nas necessidades das crianças. É preciso encontrar um lugar que seja divertido e seguro. Escolher destinos adequados e com muitas atividades pode fazer a viagem ser inesquecível. Há muitas opções para o turismo infantil no Brasil, desde praias relaxantes, parques temáticos ou aventuras no ecoturismo em Bonito, por exemplo. “Cada destino tem algo especial para diferentes idades e gostos. Escolher bem o lugar para curtir com as crianças é muito importante para a felicidade de todos”, recomenda o site Melhores Destinos, especializado em localizar promoções de passagens aéreas.

As viagens em família representam 61% dos passeios previstos nestas férias de verão, diz pesquisa da Tendências de Turismo Verão 2025 - Comportamento da População Brasileira, divulgada esta semana pelo Ministério do Turismo. Com base nos dados do levantamento, o MTur elaborou uma lista de dicas para orientar os pais ou responsáveis nos cuidados com as crianças para que a diversão seja completa.

A primeira dica é comprar passagens e realizar as reservas de hospedagem antecipadamente para que, assim, toda a família fique junta. Escolha voos que se adequem à rotina das crianças, evitando trajetos noturnos ou de longos períodos de espera, alinhando as sonecas e refeições feitas na rotina de casa. Caso a viagem seja de carro, não esqueça de verificar se as cadeirinhas estão corretamente instaladas e se apropriadas para a idade e peso, isso no caso de crianças pequenas. Se crianças adolescentes, não esqueça de verificar o cinto de segurança.

Seja qual for o meio de transporte da viagem, se de carro próprio, ônibus ou avião, não esquecer de levar o documento de identificação das crianças e, caso necessário, a autorização de viagem. Nos seus deslocamentos em seu destino turístico, levem sempre brinquedos e produtos de higiene, além de uma troca de roupa extra à mão, especialmente se for para algum lugar distante do seu hotel. Outros itens importantes:

PASSEIOS NA PRAIA - O protetor solar é fundamental para proteger as crianças à exposição do sol. Procure evitar horários em que a radiação é mais forte, entre 10h e 16h e tenha sempre um guarda-sol para proteger a pele sensível das crianças e bebês. Evite ainda áreas do mar que estejam com correntes fortes ou ondas perigosas e ensine os pequenos a respeitarem as bandeiras de segurança das praias. Coletes salva-vidas não devem ser dispensados, evitando possíveis acidentes.

PASSEIOS NA NATUREZA – Uma ótima opção para as crianças aventureiras é a natureza, que oferece trilhas, caminhadas, rios e cachoeiras. Para isso, certifique-se que as trilhas ou caminhos sejam adequados de acordo com a idade e esteja preparado com roupas apropriadas, calçados confortáveis e protetor solar. Leve lanches e água suficiente, evitando alimentos que possam atrair animais selvagens. E uma boa dica é levar binóculos, para observar a fauna e a flora local.

LUGAR DE LIXO É NO LIXO - Independente do destino turístico, aproveite para ensinar para a criançada que lugar de lixo é no lixo. Por isso, leve sempre sacolas plásticas para recolher os materiais descartadas após o dia de diversão. Descartar o lixo de forma correta e preservar o meio ambiente é fundamental para um turismo sustentável e respeitoso.

Nos siga no Google Notícias