Alerta Detran: veículos também precisam ser higienizados com álcool em gel
Atenção deve ser redobrada quanto à limpeza das maçanetas, câmbio, volante, botões de retrovisores e alavancas de freios
O Detran em Mato Grosso do Sul emitiu um alerta em relação à limpeza dos veículos para as pessoas que não poderão ficar em casa durante esta pandemia do coronavírus. A regra é a mesma para a higienização das mãos: abusar do álcool em gel. Em se tratando de carros há pontos estratégicos como maçanetas, câmbio, volante e outros itens onde o motorista toca.
Conforme as orientações do médico especialista em medicina de tráfego, do trabalho e pneumologista, Amaury do Lago Prieto o ideal é o veículo ficar estacionado. “Mas sabemos que existem pessoas com necessidades inadiáveis de sair”, diz, orientando sobre a higienização segura dos carros.
Ele ressalta que a higienização dos veículos é tão necessária quanto a limpeza das mãos, sendo o álcool em gel indispensável nos dois casos. Os cuidados, segundo o médico, deverão ser tomados tanto ao entrar quanto ao sair dos carros. “Maçanetas, câmbio, volante, botões de retrovisores, de vidros, alavancas de freio e até mesmo aquela tela multimídia que alguns possuem, todas essas partes precisam estar bem limpas”, explica.
O médico orienta ainda os motoristas a carregarem o frasco de álcool em gel no carro, especialmente os de aplicativos de caronas pagas que têm contato direto e frequente com outras pessoas.
Outra dica tem relação com o ar condicionado. O ideal é que o aparelho seja regulado para manter a troca do ar interno com o externo do carro, especialmente quando outras pessoas estiverem a bordo. Os vidros também deverão permanecer alguns centímetros abertos para facilitar esta troca.
As regras não são exclusivas para motoristas de carro e valem também para os condutores de moto. Neste caso, eles deverão limpar também as luvas, manetes das motocicletas, retrovisores, chaves e capacetes.