ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Anvisa volta a proibir venda de creme dental da Colgate

Interdição foi publicada em março, a empresa entrou com recuso, mas voltou atrás para manter a suspensão

Por Fernanda Palheta | 01/05/2025 09:55
Anvisa volta a proibir venda de creme dental da Colgate
Linha Total Clean Mint da Colgate voltou a ser interditado (Foto: Reprodução)

O creme dental da linha Total Clean Mint da Colgate voltou a ser interditado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). De acordo com o órgão de vigilância, todos os lotes disponíveis contém em sua formulação a substância fluoreto de estanho, que é um agente de cuidado bucal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Anvisa interditou novamente o creme dental Total Clean Mint da Colgate, devido à presença de fluoreto de estanho em sua formulação. A decisão, publicada em 27 de março, foi motivada por relatos de lesões bucais e outros sintomas que afetam a qualidade de vida dos consumidores. A Colgate recorreu, mas retirou o pedido, mantendo a interdição. A empresa afirmou que o produto está em conformidade com as normas de saúde e foi testado para garantir segurança. A Colgate orienta os consumidores a suspenderem o uso em caso de desconforto e se disponibiliza para trocas através de seus canais de atendimento.

A interdição foi publicada no dia 27 de março no Diário da União. Na mesma semana a Colgate entrou com recurso para derrubar a medida. Nesta quarta-feira (30), a Agência apontou que a própria fabricante retirou o recurso. "Assim, a interdição do produto continua em vigor".

A decisão foi tomada após consumidores relatarem lesões bucais, dor, sensação de queimação, inflamação gengival e inchaço nos lábios. Segundo a Anvisa, os sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos usuários, resultando em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e sofrimento emocional.

Em nota, a Colgate, lamentou a situação. "Asseguramos que a fórmula do produto está em conformidade com as regras e padrões de saúde estabelecidos por órgãos nacionais e internacionais e foi amplamente testada para garantir a sua segurança".

A empresa orienta os clientes para que em caso de qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, o uso deve ser suspenso. "Estamos à disposição para trocar o produto por meio dos canais de atendimento indicados abaixo".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias