Após falha, Ibama retoma emissão de DOF e libera cargas presas na fronteira
Problema travou caminhões com madeira e carvão importados da Bolívia por quase uma semana
Após cinco dias de instabilidade no sistema, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) voltou a emitir o DOF (Documento de Origem Florestal), permitindo a liberação de cargas importadas da Bolívia. Além de madeira, caminhões carregados com carvão também aguardavam a emissão do documento para seguir destino a empresas de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O despachante Marcelo Cabral, que representa dez empresas importadoras de madeira do país vizinho, foi um dos afetados pela falha. Desde segunda-feira (6), sete caminhões que levariam a carga para Campo Grande, Nova Andradina e Três Lagoas estavam parados à espera da emissão do DOF.
“Ontem, a chefe do Ibama retornou de viagem; ela estava em Campo Grande. Tentou e, com muito custo, conseguiu homologar todos os processos. Assim, liberamos todos os veículos que estavam aguardando”, contou Marcelo.
O DOF é essencial para que as importações cheguem ao destino final. Viajar sem o documento é crime e pode resultar em prisão em flagrante. Durante o período de paralisação, o prejuízo foi alto, segundo o despachante. “Esses dias em que os veículos ficaram parados terão de ser pagos, assim como a estadia na aduana”, relata.
De acordo com ele, o problema começou após uma manutenção programada no sistema do Ibama, iniciada no dia 3 de outubro. O serviço estava previsto para ser concluído no dia 7, mas o restabelecimento só ocorreu nesta sexta-feira (11).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.