ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Após São Julião, Hospital do Pênfigo suspende cirurgias do MS Saúde

Instituição diz que aguarda definição sobre mudanças no projeto estadual para retomada dos procedimentos

Por Inara Silva e Viviane Oliveira | 14/10/2025 16:15
Após São Julião, Hospital do Pênfigo suspende cirurgias do MS Saúde
Cirurgia realizada pelo programa Mais Saúde, Menos Fila (Fonte: Divulgação/SES)

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, suspendeu temporariamente as cirurgias bariátricas realizadas pelo programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila. A própria instituição confirmou a paralisação, atribuída a uma reestruturação do programa conduzido pelo Governo do Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, suspendeu temporariamente as cirurgias bariátricas do programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila. A medida segue decisão similar do Hospital São Julião, que também interrompeu procedimentos cirúrgicos. A suspensão foi atribuída a uma reestruturação do programa estadual. O Hospital do Pênfigo informou que aguarda definições do governo para retomar as cirurgias, mantendo o compromisso com a comunidade. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não se manifestou sobre os motivos da interrupção.

Em nota, o hospital informou que “as cirurgias previstas no programa encontram-se temporariamente suspensas em razão de uma reestruturação do programa” e destacou que segue “acompanhando de perto os trâmites necessários, aguardando a definição do Governo para a retomada das cirurgias”.

De setembro de 2024, quando o hospital iniciou a realização das cirurgias bariátricas pelo programa, até agora, mais de 200 pacientes foram atendidos pela instituição.

A mesma medida foi adotada recentemente pelo Hospital São Julião, na Capital. No dia 9 de outubro, o paciente Argemiro Vieira, de 80 anos, relatou ao Campo Grande News que aguardava para realizar uma cirurgia de catarata quando foi informado de que o procedimento havia sido suspenso e não seria realizado ainda este ano.

Na ocasião, o hospital explicou que a suspensão das cirurgias ocorreu por determinação da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O Pênfigo reforçou ainda que permanece “empenhado em colaborar para que, em breve, possamos dar continuidade a esse importante programa, que beneficia tantas pessoas em nossa comunidade”.

O Campo Grande News entrou em contato com a SES para obter informações sobre os motivos da suspensão e o prazo para a retomada dos procedimentos, mas ainda não recebeu resposta.

Lançado em maio de 2023, o programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila foi criado para agilizar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul, com  acesso mais rápido a consultas, exames e cirurgias eletivas.

Em maio deste ano foi aberta a terceira etapa, ampliando o atendimento para tratamento odontológico para pacientes especiais em ambiente hospitalar que necessite de sedação, cirurgia de ombro e e novos procedimentos em urologia. Essa fase, teoricamente, segue até 31 de dezembro de 2025.

Antes, os últimos dados apresentados pelo municípios executores, referentes à segunda fase do MS Saúde, de maio de 2024 até abril de 2025, foram realizados aproximadamente 46 mil atendimentos: 25,4 mil exames e 26,3 mil cirurgias.

*Texto editado às 17h38 para inserção de número de atendimentos no Pênfigo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.