Cada vez mais usuários de planos de saúde não estão tendo demandas atendidas
De 2022 para cá, houve aumento de queixas das ferramentas de SACs do setor privado
Insatisfação com as ferramentas de SAC (serviço de atendimento ao consumidor) dos planos de saúde teve aumento expressivo de 2022 para cá em Mato Grosso do Sul, segundo a plataforma Consumidor.gov, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O site é uma referência nacional de dados relacionados a danos ao consumidor e permite que os usuários registrem reclamações sobre produtos ou serviços, que podem ser visualizadas publicamente. As empresas têm a oportunidade de responder e resolver as questões apresentadas.
No painel de registros, em 2022, no segmento "operadoras de plano de saúde e administradoras de benefícios", apenas 10% das reclamações eram relacionadas às demandas não resolvidas do SAC. Naquele ano, a maior dificuldade dos contratantes era com a devolução de valores pagos.
Quando os dados contabilizam os relatos de 2023, as demandas não resolvidas saltam para a primeira colocação, com 21%. Já este ano, lembrando que ainda faltam três meses para fim, o SAC permanece sendo a principal "dor de cabeça" dos usuários de plano de saúde, com 30% de relatos de não resolutividade.
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