ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Contorno ferroviário em SP vai integrar Malha Oeste para tornar leilão atrativo

O trajeto vai de Corumbá a Mairinque, no interior do Estado vizinho

Por Aline dos Santos | 21/09/2025 08:05
Contorno ferroviário em SP vai integrar Malha Oeste para tornar leilão atrativo
Locomotiva da Malha Oeste passando por Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)

O Ministério dos Transportes decidiu incluir as obras do Ferroanel de São Paulo na nova licitação da Malha Oeste, ferrovia que liga Mato Grosso do Sul ao interior paulista. A decisão, que foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, deve tornar o leilão da ferrovia mais atrativo. A Malha Oeste tem previsão se ser leiloada no primeiro semestre de 2026.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governo federal incluirá obras do Ferroanel de São Paulo no leilão da Malha Oeste, previsto para o primeiro semestre de 2026. A integração visa tornar o leilão mais atrativo para investidores e melhorar o escoamento de cargas do Mato Grosso do Sul ao interior paulista. A Malha Oeste, com quase 2 mil quilômetros de trilhos, liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP). O Ferroanel, com 53 quilômetros, desviará trens de carga da região metropolitana de São Paulo, otimizando o transporte de passageiros e a logística. O projeto, estimado em mais de R$ 6 bilhões, é considerado estratégico para o escoamento de minérios, grãos e celulose, conectando o interior paulista ao Mato Grosso do Sul e à Bolívia.

“Boa notícia. O governo de Mato Grosso do Sul tem trabalhado fortemente neste projeto há muitos anos, construindo parcerias e defendendo sua importância para o desenvolvimento logístico do Estado”, afirmou o titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, em postagem na rede social.

A Malha Oeste vai de Corumbá a Mairinque, no interior de São Paulo.  Com 1.978 quilômetros de trilhos, ela é estratégica para o escoamento de minérios, grãos, celulose, conectando o interior paulista a Mato Grosso do Sul e à Bolívia.

“A inclusão do Ferroanel permitirá desviar trens de carga do perímetro urbano da Grande São Paulo, liberando capacidade para transporte de passageiros e maior fluidez logística”, destacou Verruck.

Conforme a Folha de São Paulo, o plano é integrar a construção do Ferroanel, um projeto antigo e planejado desde os anos 1970. O traçado dessa linha tem cerca de 53 quilômetros, saindo da região de Perus e seguindo até Itaquaquecetuba. A estimativa total de custo para tornar toda a malha operacional ultrapassa R$ 6 bilhões.

 A Malha Oeste, inaugurada em 1905 como Ferrovia Noroeste do Brasil, desempenhou papel estratégico no desenvolvimento cafeeiro paulista e na integração territorial de Mato Grosso do Sul. Incorporada à Rede Ferroviária Federal em 1957, foi concedida à iniciativa privada em 1996

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.