Contorno ferroviário em SP vai integrar Malha Oeste para tornar leilão atrativo
O trajeto vai de Corumbá a Mairinque, no interior do Estado vizinho
O Ministério dos Transportes decidiu incluir as obras do Ferroanel de São Paulo na nova licitação da Malha Oeste, ferrovia que liga Mato Grosso do Sul ao interior paulista. A decisão, que foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, deve tornar o leilão da ferrovia mais atrativo. A Malha Oeste tem previsão se ser leiloada no primeiro semestre de 2026.
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Governo federal incluirá obras do Ferroanel de São Paulo no leilão da Malha Oeste, previsto para o primeiro semestre de 2026. A integração visa tornar o leilão mais atrativo para investidores e melhorar o escoamento de cargas do Mato Grosso do Sul ao interior paulista. A Malha Oeste, com quase 2 mil quilômetros de trilhos, liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP). O Ferroanel, com 53 quilômetros, desviará trens de carga da região metropolitana de São Paulo, otimizando o transporte de passageiros e a logística. O projeto, estimado em mais de R$ 6 bilhões, é considerado estratégico para o escoamento de minérios, grãos e celulose, conectando o interior paulista ao Mato Grosso do Sul e à Bolívia.
“Boa notícia. O governo de Mato Grosso do Sul tem trabalhado fortemente neste projeto há muitos anos, construindo parcerias e defendendo sua importância para o desenvolvimento logístico do Estado”, afirmou o titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, em postagem na rede social.
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A Malha Oeste vai de Corumbá a Mairinque, no interior de São Paulo. Com 1.978 quilômetros de trilhos, ela é estratégica para o escoamento de minérios, grãos, celulose, conectando o interior paulista a Mato Grosso do Sul e à Bolívia.
“A inclusão do Ferroanel permitirá desviar trens de carga do perímetro urbano da Grande São Paulo, liberando capacidade para transporte de passageiros e maior fluidez logística”, destacou Verruck.
Conforme a Folha de São Paulo, o plano é integrar a construção do Ferroanel, um projeto antigo e planejado desde os anos 1970. O traçado dessa linha tem cerca de 53 quilômetros, saindo da região de Perus e seguindo até Itaquaquecetuba. A estimativa total de custo para tornar toda a malha operacional ultrapassa R$ 6 bilhões.
A Malha Oeste, inaugurada em 1905 como Ferrovia Noroeste do Brasil, desempenhou papel estratégico no desenvolvimento cafeeiro paulista e na integração territorial de Mato Grosso do Sul. Incorporada à Rede Ferroviária Federal em 1957, foi concedida à iniciativa privada em 1996
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