ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do STF

Ex-advogado de Lula assume posto deixado por Ricardo Lewandowski e herdará 520 processos

Guilherme Correia | 03/08/2023 15:42
Cristiano Zanin é o novo ministro escolhido para o Supremo Tribunal Federal (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Cristiano Zanin é o novo ministro escolhido para o Supremo Tribunal Federal (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O ministro Cristiano Zanin tomou posse nesta quinta-feira (3) no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele foi indicado ao cargo pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumindo vaga deixada por Ricardo Lewandowski.

Lula e os presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente, estiveram na cerimônia. Ex-ministros e outras autoridades dos três poderes também compareceram.

O novo ministro vai herdar 520 processos de Lewandowski, que se aposentou em abril. Entre eles, estão validade de regras da: Lei das Estatais sobre nomeação de conselheiros e diretores; decreto que restabelece alíquotas de PIS/Pasep e Cofins; e decreto que flexibilizava a exploração de cavidades subterrâneas.

Além disso, o novo ministro vai decidir sobre as investigações de supostos desvios do chamado "orçamento secreto" e omissões do governo Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de covid-19.

Vale ressaltar que ele também estará empossado quando o STF voltar a analisar temas populares, como o recurso que discute a tese do marco temporal sobre a demarcação de terras indígenas.

Na ordem das votações, em regra, será o primeiro a votar logo depois do relator, já que é o ministro mais novo do Tribunal, onde deverá integrar a Primeira Turma. A vaga foi aberta com a transferência do ministro Dias Toffoli para a Segunda Turma do STF após a saída de Lewandowski.

O ex-advogado poderá permanecer por 28 anos no Supremo - até completar 75 anos. Lula passa agora a ter três ministros escolhidos por ele em atuação no STF. Dias Toffoli e Cármen Lúcia foram indicados pelo atual presidente, em 2006 e 2009.

Os outros 11 foram definidos desde 2002 pelos então presidentes. Nunes Marques e André Mendonça foram indicados entre 2020 e 2021 por Jair Bolsonaro (PL). Alexandre de Moraes, em 2017, foi o único indicado por Michel Temer (MDB).

Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux foram escolhidos por Dilma Rousseff (PT), enquanto Gilmar Mendes é o único que vem de indicação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A sessão foi aberta pela presidente do STF, Rosa Weber. Zanin fez o juramento de cumprir a Constituição. Após leitura pelo diretor-geral, o termo de posse foi assinado e o novo ministro declarado empossado pela presidente do tribunal.

Perfil - Cristiano Zanin tem 47 anos e é advogado há mais de duas décadas. Nascido em Piracicaba (SP), ele se formou em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais.

Zanin se notabilizou por defender Lula nos processos penais da Operação Lava Jato desde 2013. O presidente chegou a ser condenado e preso, mas teve as condenações anuladas pelo STF após recursos assinados pelo advogado.

Ainda como advogado de Lula, Zanin foi um dos responsáveis por levar o processo envolvendo a condenação e a prisão do petista ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Este caso foi o primeiro comunicado individual levado à corte internacional em favor de um cidadão brasileiro. Lula venceu a análise, e a decisão proferida é, atualmente, paradigma internacional sobre o direito individual.

O paradigma é representado pelo seguinte enunciado adotado pela ONU: "Toda e qualquer pessoa deve ser julgada por um juiz independente e imparcial".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias