Ex-deputado e conselheiro do TCE, Paulo Saldanha morre aos 84 anos
Parlamentar por MT e MS, ele também presidiu o Tribunal de Contas em diversos biênios
Morreu aos 84 anos, na noite de sábado (7), em Ponta Porã (MS), o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) Paulo Roberto Capiberibe Saldanha. O velório será realizado neste domingo (8), a partir das 8h, na Câmara Municipal de Ponta Porã. O sepultamento está marcado para as 16h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, ex-deputado estadual e ex-conselheiro do TCE-MS, faleceu aos 84 anos em Ponta Porã (MS). Com formação pela UFPR e Harvard University, teve carreira notável na política, sendo eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos. No TCE-MS, onde atuou até 2012, foi o último representante do grupo fundador e o conselheiro com maior tempo de permanência. Ocupou cargos de presidente, vice-presidente e corregedor, contribuindo significativamente para a consolidação do órgão. O velório acontece na Câmara Municipal de Ponta Porã, com sepultamento previsto para as 16h de domingo.
Paulo Saldanha teve trajetória marcante na política e no controle externo em Mato Grosso do Sul. Na vida pública, foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos pelo partido Arena. O primeiro, em 1974, foi para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, quando o Estado ainda não havia sido dividido. Em 1978, foi eleito deputado estadual para a primeira legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, criada após a divisão territorial.
Durante o período em que atuou no Legislativo, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e comandou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso entre 1977 e 1979. Em dezembro de 1978, renunciou ao cargo para assumir o mandato no novo parlamento sul-mato-grossense, onde participou dos trabalhos como deputado constituinte.
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, exerceu a vice-presidência da Comissão Constitucional e presidiu a Comissão de Constituição e Justiça. Com a criação do Tribunal de Contas do Estado, em março de 1980, foi nomeado para compor o primeiro conselho deliberativo do órgão, deixando a atividade parlamentar.
No TCE-MS, Paulo Saldanha participou da elaboração do regimento interno e ocupou os cargos de vice-presidente, presidente e corregedor em diferentes períodos. Ele se aposentou do Tribunal de Contas em janeiro de 2012. Ao longo da carreira na Corte, foi presidente nos biênios 1983/1984, 1991/1992 e 1997/1998; vice-presidente nas gestões de 1981/1982, 1987/1988, 1993/1994, 2001/2002 e 2009/2010; e corregedor nos períodos de 2005/2006, 2007/2008 e 2010/2012.
Em nota oficial, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul manifestou pesar pela morte do conselheiro aposentado. “O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul manifesta, com profundo pesar, o falecimento do conselheiro aposentado Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, último representante do grupo fundador desta Corte e o conselheiro que por mais tempo permaneceu em sua história. Sua trajetória se confunde com a própria formação e consolidação do TCE-MS, ao qual dedicou grande parte de sua vida com compromisso, responsabilidade pública e espírito institucional.”
A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul) também divulgou nota de pesar. O presidente da entidade, Bitto Pereira, lamentou a morte do advogado e ex-conselheiro.
“Dr. Saldanha foi um grande amigo, com quem eu tive a honra e o privilégio de conviver. Teve uma carreira irretocável, era respeitado e admirado por todos os seus pares. É um momento de muita tristeza para toda a Advocacia sul-mato-grossense. Externo as mais sinceras condolências a todos os familiares.”
O secretário-geral e corregedor-geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, também se manifestou. “Dr. Paulo é uma das maiores personalidades fronteiriças, exemplo de retidão e probidade, quem sempre esteve em pé e à ordem para contribuir com a sociedade sul-mato-grossense, ocupando cargos de destaque no Estado. Deixa um exemplo a toda Advocacia do Estado, em especial em Ponta Porã, onde sempre será querido e seguido por todos nós.”
O conselheiro federal e membro honorário vitalício Mansour Elias Karmouche lamentou a partida do amigo. “Saldanha teve uma longa trajetória, da advocacia para a política e para o TCE/MS. Ele teve uma vida efervescente em todos os sentidos. Foi um grande amigo, era leal e de grande honorabilidade.”
Formado pela Faculdade de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Paulo Saldanha possuía ainda formação em Desenvolvimento Social, Político e Econômico dos Estados Unidos e da América Latina, pela Harvard University, nos Estados Unidos.
O velório será realizado na Câmara Municipal de Ponta Porã, localizada na Avenida Brasil, nº 3.470. A família informou que o sepultamento ocorrerá às 16h deste domingo.


