ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Campanha pede aos setores de evento e turismo proteção a crianças e adolescentes

Com o nome "Pule, Brinque e Cuide", a iniciativa alerta para a segurança deles durante o Carnaval

Por Cassia Modena | 07/02/2026 12:55
Campanha pede aos setores de evento e turismo proteção a crianças e adolescentes
Adulta acompanha criança em bloquinho de Carnaval em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

A campanha "Pule, Brinque, Cuide", lançada pela Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), está alertando empresários e trabalhadores do turismo e do setor de eventos no Estado a ficarem atentos à segurança de crianças e adolescentes neste Carnaval.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul lançou a campanha "Pule, Brinque, Cuide", voltada à proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval. A iniciativa orienta empresários e trabalhadores do setor turístico sobre medidas de segurança essenciais. Entre as diretrizes, destacam-se a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores, a exigência de documentação em hospedagens e a vedação do transporte de menores de 16 anos desacompanhados. A campanha também alerta sobre denúncias de trabalho infantil e exploração sexual através do Disque 100.

Tânia Regina Comerlato, gestora de Ações Sociais da Fundtur e conselheira estadual dos direitos da criança e do adolescente, diz que a iniciativa “tem caráter educativo e orientador, voltado à sociedade em geral e, especialmente, aos organizadores de eventos, meios de hospedagem e prestadores de serviços turísticos”.

A campanha reforça a proibição da oferta ou venda de bebidas alcoólicas e outras substâncias químicas a eles, e cobra a exigência de documentação no momento da hospedagem. Além disso, lembra que é vedado o transporte de menores de 16 anos desacompanhados em ônibus ou vans de viagem.

O trabalho infantil por crianças e adolescentes com menos de 14 anos deve ser denunciado, bem como suspeita de violência ou exploração sexual. A orientação é discar 100 e acionar Conselhos Tutelares e delegacias especializadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.