ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Governo prorroga até dezembro vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

Em Campo Grande, foram aplicadas 780 doses no novo público-alvo e 14.062 em crianças com idade de 9 a 14.

Por Ketlen Gomes | 11/09/2025 18:52
Governo prorroga até dezembro vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos
Governo federal aumenta campanha de vacina contra o HPV em jovens de 15 a 19 anos. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos terão mais prazo para se vacinar contra o HPV (papilomavírus humano). O governo federal anunciou nesta quinta-feira (11) a prorrogação da campanha de imunização até dezembro, na tentativa de alcançar cerca de 7 milhões de pessoas que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governo prorroga campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos até dezembro. Objetivo é imunizar cerca de 7 milhões de pessoas que não receberam a vacina na idade recomendada (9 a 14 anos). Mais de 115 mil adolescentes e jovens já foram vacinados.A vacina está disponível em postos de saúde, escolas e universidades. Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde registrou a aplicação de 14.062 doses em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e 780 doses no novo grupo, de 15 a 19 anos. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar câncer. O uso de preservativos e a vacinação são as principais formas de prevenção.

Até o início deste mês, mais de 115 mil adolescentes e jovens já haviam sido vacinados. Esta é a primeira vez que o SUS (Sistema Único de Saúde) promove uma campanha voltada para a faixa etária acima dos 14 anos.

A vacinação está disponível em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), escolas, universidades e outros locais de grande circulação de pessoas. A estratégia é resgatar o público que não foi imunizado, em parceria com estados e municípios.

Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a vacina segue disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Nesse público-alvo, já foram aplicadas 14.062 doses neste ano, com cobertura de 87% entre meninas e 73% entre meninos.

No novo grupo, de 15 a 19 anos, a Sesau registrou a aplicação de 780 doses. “Além da vacinação, a rede municipal oferece exames preventivos de rotina, como o Papanicolau, capazes de identificar alterações celulares provocadas pelo HPV”, destacou a secretaria.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo, atingindo pele e mucosas de homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos do vírus. Alguns podem causar câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta, enquanto outros provocam verrugas genitais.

Além da vacina, o uso de preservativos é recomendado para reduzir o risco de contágio. Desde 2021, o Brasil passou a adotar a dose única do imunizante para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o esquema anterior de duas aplicações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.