Governo vai comprar carros “diferentões” para acessar áreas remotas no Pantanal
Veículos utilitários multitarefas serão usados pelo Corpo de Bombeiros e pela Deleagro em operações
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira (4) a abertura de um processo licitatório para a aquisição de quatro UTVs (Utility Task Vehicle) ou Veículos Utilitários Multitarefas na tradução para o português, que serão destinados a reforçar as ações do Corpo de Bombeiros e da Deleagro (Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) em áreas de difícil acesso no Pantanal. O investimento previsto é de R$ 632.538,88, com valor unitário estimado em R$ 158.134,72.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A licitação será realizada por meio de pregão eletrônico no dia 18 de agosto de 2025, às 8h30. Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, esta será a primeira aquisição desse tipo de veículo no estado. A iniciativa tem como objetivo ampliar as condições de trabalho das equipes que atuam em regiões de difícil acesso, onde as viaturas convencionais não conseguem chegar. “Nós vamos comprar para atender o Bombeiro e a Deleagro, porque em determinados locais de difícil acesso esses veículos conseguem chegar e a viatura não. É um reforço importante para operações no Pantanal”, destacou o secretário.
Os veículos serão adquiridos com especificações técnicas adaptadas às condições do bioma pantaneiro, incluindo tração 4x2 e 4x4, capacidade para transportar até três ocupantes e carga mínima de 450 kg, potência de no mínimo 950 cilindradas, snorkel para travessia de áreas parcialmente submersas e pneus off-road para enfrentar terrenos arenosos e acidentados.

Eles também terão teto rígido, redes de proteção nos assentos, sistema de freios hidráulicos, direção elétrica ou hidráulica e altura livre do solo de pelo menos 26,7 cm, garantindo segurança e eficiência durante o deslocamento. A caçamba será utilizada para transportar equipamentos essenciais no combate a incêndios florestais, como bombas costais, abafadores, mochilas, pingafogos e sopradores.
Com essa aquisição, o governo pretende oferecer mais agilidade e segurança às operações de resgate, combate a queimadas e patrulhamento em locais onde o acesso é restrito. Os veículos poderão ser adaptados para transporte de vítimas, permitindo que equipes de salvamento cheguem rapidamente a áreas de difícil locomoção e prestem atendimento pré-hospitalar de forma mais eficiente.
O prazo máximo para entrega dos veículos será de 90 dias após a emissão da nota de empenho, e eles serão entregues com grafismo personalizado do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, conforme manual de identidade visual da corporação.
A licitação não permitirá a participação de empresas em regime de consórcio, uma vez que a aquisição é de bem comum e não exige fornecimento de grande vulto ou alta capacidade técnica conjunta. O edital completo, com todas as especificações, está disponível no portal www.compras.ms.gov.br.