Ministra Rosa Weber toma posse como nova presidente do STF
Magistrada substitui o ministro Luiz Fux e comandará a Corte por um ano
Nova comandante da corte, a ministra Rosa Weber de 73 anos toma posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (12). Ela substitui Luiz Fux na presidência e no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A ministra é a terceira mulher a presidir a casa. Pela regra, as eleições são protocoladas. Na prática, é feito um rodízio de antiguidade, sendo eleito o ministro com mais tempo de casa que nunca presidiu a corte.
O mandato tem 2 anos, mas será menor devido à magistrada completar 75 anos em 2 de outubro de 2023, quando se aposenta compulsoriamente.
A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Anderson Torres (Justiça) e Bruno Bianco (Advocacia Geral da União), também compareceram à cerimônia.
Carreira- Rosa Maria Pires Weber nasceu em Porto Alegre (RS), no dia (2) de outubro de 1948. Em 1967, foi aprovada em 1º lugar para a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e curso de Ciências Jurídicas e Sociais da mesma universidade, com conclusão do curso em 1971.
Em seu discurso, Weber relembrou que por várias vezes, homenageou o estado de origem, o Rio Grande do Sul, citando, inclusive, trecho do hino gaúcho: "Mas não basta pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude acaba por ser escravo".