ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MS registra quase 8 mil casos confirmados de dengue e 17 mortes em 2025

Boletim epidemiológico informa que 181.578 doses de vacina contra a doença foram aplicadas no Estado

Por Ketlen Gomes | 27/08/2025 23:30
MS registra quase 8 mil casos confirmados de dengue e 17 mortes em 2025
Agente de saúde fiscalizando planta para ver se tem foco de dengue no local. (Foto: Divulgação/GOV MS)

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) referentes à 34ª semana epidemiológica apontam que Mato Grosso do Sul já registrou 7.928 casos confirmados de dengue em 2025. O boletim contabiliza ainda 13.446 casos prováveis e 17 mortes confirmadas em decorrência da doença. Outros sete óbitos estão em investigação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registra 7.928 casos de dengue em 2025, com 17 mortes confirmadas e outras sete sob investigação, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Apesar do alto número de casos, a incidência da doença está baixa em 12 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Já a vacinação contra a doença atingiu a marca de 181.578 doses aplicadas. O boletim epidemiológico também aponta 7.086 casos confirmados de Chikungunya, com 16 óbitos registrados em diversos municípios. Há ainda 13.716 casos prováveis da doença, incluindo 71 em gestantes. A SES segue monitorando a situação epidemiológica de ambas as doenças no estado.

Nos últimos 14 dias, 12 municípios tiveram baixa incidência de casos, incluindo Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Outras sete cidades aparecem com incidência média, e, de acordo com a SES, não há municípios em situação de alta no momento.

Ao longo do ano, no entanto, 48 cidades do Estado já registraram alta incidência. Entre elas estão Jateí, Figueirão e Inocência, que lideram o ranking proporcional de casos prováveis.

Conforme o boletim, 181.578 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no público-alvo em Mato Grosso do Sul. O Estado recebeu 241.030 doses do imunizante, recomendado para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Chikungunya - O boletim também aponta 13.716 casos prováveis de Chikungunya, dos quais 7.086 foram confirmados pelo Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Entre eles, estão 71 ocorrências em gestantes.

Ao todo, 16 óbitos por Chikungunya foram confirmados em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.