ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Paróquia tem programação especial para semana de canonização de Carlo Acutis

Atividades incluem missa, quiz, vigília e Noite da Juventude antes da transmissão ao vivo do Vaticano

Por Gabriel Neris | 01/09/2025 12:19
Paróquia tem programação especial para semana de canonização de Carlo Acutis
Bandeira com o rosto de Carlo Acutis, padroeiro da internet (Foto: Arquivo)

A programação especial em homenagem a Carlo Acutis começa nesta segunda-feira (1º) na Paróquia São Sebastião, no Monte Carlo, em Campo Grande, e segue até domingo, dia em que o jovem italiano será canonizado pelo Vaticano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande celebra a canonização de Carlo Acutis, o "padroeiro da internet", com uma semana de eventos. A programação, que se estende de 1º a 8 de outubro na Paróquia São Sebastião, inclui missas, vigílias, quiz e exibição de uma peça de roupa do jovem. Acutis, falecido em 2006 aos 15 anos por leucemia, será canonizado após a atribuição de um milagre ocorrido em Campo Grande, em 2013, envolvendo a cura de um menino.A semana festiva culminará no domingo, com a transmissão ao vivo da canonização direto do Vaticano, seguida de procissão, veneração da relíquia e missa em ação de graças. A comunidade local se reunirá desde as 4h da manhã para acompanhar o evento histórico e celebrar a vida do jovem que utilizou a tecnologia para difundir a fé. Um almoço festivo encerrará as comemorações.

Conhecido como o “padroeiro da internet”, Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Beatificado em 2020, tornou-se referência de fé para os jovens ao usar a tecnologia para divulgar milagres e testemunhos cristãos. Agora, cinco meses após o anúncio, ele será oficialmente proclamado santo pela Igreja Católica.

O milagre atribuído a ele ocorreu em Campo Grande em 2013. Devoto, o menino Matheus Lins Vianna se curou de uma doença no pâncreas. Outra cura considerada para a canonização foi de uma mulher costarriquenha, que estava em coma após um acidente de bicicleta.

As atividades locais iniciam hoje, às 19h, com a apresentação do pulôver azul usado por Carlo, entregue pela mãe do jovem, Antonia Salzano, ao padre Marcelo Tenório. De terça a sábado, a rotina será marcada pela “Hora da Graça”, sempre às 18h30, seguida de missa às 19h. Na quarta-feira, às 20h, haverá um quiz sobre a vida do novo santo. A quinta-feira será dedicada a uma vigília de adoração ao Santíssimo, também às 20h. Na sexta-feira, a juventude ganha espaço com uma noite especial, enquanto no sábado será realizada a Noite Mariana.

O ponto alto ocorre no domingo. A comunidade se reúne a partir das 4h, com café da manhã, e às 4h30 acompanha ao vivo, direto do Vaticano, a canonização de Carlo Acutis. Em seguida, a programação segue com veneração da relíquia às 9h e missa de ação de graças às 10h. O encerramento será festivo, com almoço no salão da Divina Providência, às 11h30.